sexta-feira, 4 de maio de 2007

CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Carlos Gomes defende medidas socioeducativas para menores infratores

O deputado Carlos Gomes (PPS) manifestou contrariedade à proposta de redução da maioridade penal nesta sexta-feira (04) no programa Espaço Aberto, da Rádio Guaíba. Durante o debate mediado pelo jornalista Armando Burd, o parlamentar defendeu a implementação de políticas públicas de apoio à família, com atenção especial à criança e ao adolescente. “Precisamos de medidas socioeducativas eficazes que contemplem essas pessoas”, propôs o parlamentar.

Titular da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, Carlos Gomes desenvolve trabalho de reintegração social junto à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Estado do Rio Grande do Sul (Fase) por meio de visitas semanais. O deputado também busca desenvolver parcerias entre empresas gaúchas e a instituição. “Acredito que a instalação de oficinas e a implementação de cursos profissionalizantes dentro da Fase é uma alternativa para o futuro desses jovens”, prevê.

De origem pobre e família numerosa, o parlamentar se identifica com a realidade de muitos menores infratores.“Conversando com eles, percebi que muitos têm uma trajetória semelhante à minha. Como menino pobre passei fome, pedi esmola, fiquei vulnerável ao crime e só não ingressei porque Deus não permitiu. Hoje tenho que fazer minha parte por essas pessoas esquecidas pelos governantes”, lembra Carlos Gomes.

Aos que defendem a redução da maioridade penal, o deputado esclarece que não defende bandidos, mas critica o sistema atual que nivela todos os infratores. “É preciso respeitar a lei que determina a separação desses menores infratores por idade e por grau de delito”, observa. Também participaram do programa o médico psiquiatra Luiz Coronel, o Padre Roberto Paz e o advogado criminalista Nereu Lima.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427

Nenhum comentário:

Postar um comentário