quinta-feira, 18 de outubro de 2007

SAÚDE PÚBLICA

Carlos Gomes apóia campanha de transplante de medula óssea

Márcio Paraíba, Paulo Vasquez, Carlos Gomes e Regina da Silva

O deputado Carlos Gomes recebeu, nesta quinta-feira (18), integrantes da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN). O presidente Paulo da Siqueira Vasquez, o assessor de comunicação Marcio Paraíba e a assistente social Regina da Silva estiveram no gabinete do parlamentar para apresentar a Campanha de Doação de Medula Óssea e buscar apoio para viabilizar o título de Utilidade Pública Estadual à Associação
Lançada há três meses em todo o Rio Grande do Sul, a campanha direciona o foco para a informação. “Percebemos que, de modo geral, nem todas as pessoas sabem como se dá o transplante de medula óssea e a importância da doação”, observa a assistente social Regina. Com o objetivo de conscientizar a população e formar multiplicadores, a AAPECAN tem  promovido palestras junto a escolas, entidades e empresas.

A medula óssea, encontrada no interior dos ossos, produz os componentes do sangue, incluindo as células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do organismo humano. Necessitam de transplante de medula óssea, os pacientes com produção anormal de células sangüíneas, geralmente causada por algum tipo de câncer no sangue, como leucemias. Também podem necessitar de transplante os portadores de aplasia de medula ou pacientes cuja medula tenha sido destruída por irradiação ou outros agentes. Estima-se que a possibilidade de encontrar um doador compatível seja de 35% entre pessoas da mesma família e de 0,1% entre não parentes. 

Fonte: AAPECAN

   

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Jair Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário