quinta-feira, 22 de novembro de 2007

ARTIGO - Ação de Graças

Um dia para agradecer

Carlos Gomes*

O Dia de Ação de Graças é um momento que nos chama a uma oportuna reflexão, especialmente por ser em final de ano. A data foi instituída pela primeira vez em 1621 nos Estados Unidos, quando colonos, depois de um inverno rigoroso, sofrendo com o frio e a fome, trouxeram as primeiras colheitas em agradecimento a Deus por haver permitido que eles sobrevivessem.

No dia de hoje relembro uma passagem exemplar da Bíblia: o da multiplicação do pão e do peixe. Após três dias de evangelização, no Monte das Bem-Aventuranças, Jesus disse aos discípulos que não queria despedir-Se da multidão sem lhes dar o pão. Um dos discípulos disse-Lhe: "Senhor, são milhares; são cinco mil pessoas. É impossível alimentar a todos". Então, Jesus, perguntou-lhes: "O que vocês têm?" Disseram-Lhe: "Temos cinco pães e dois peixes" – era tudo o que um menino presente àquele evento tinha. Diz a Bíblia que o Senhor, tendo pegado aquela oferta, deu graças, e houve o milagre da multiplicação.

O milagre da multiplicação foi o agradecimento. É esse o espírito do dia que celebramos hoje: aprendemos a dar graças àquilo que recebemos, muito ou pouco. 2007 foi um ano de transformação para todos nós; não conquistamos tudo o que pretendíamos, mas avançamos para um Rio Grande mais fraterno e menos desigual.

Nesse percurso, homens e mulheres de bem empenharam esforços pela construção de uma terra melhor para vivermos. Novos desafios surgiram, mas também é certo que as dificuldades nos tornaram mais fortes para enfrentarmos a batalha por melhores dias.

Ao recordar o caminho percorrido, manifesto minha sincera gratidão a todos os colegas parlamentares, os quais me apoiaram nessa estréia de minha jornada política. Agradeço por cada palavra de incentivo, pela informação prestada e, especialmente, pelo exemplo de fazer político.

Meu agradecimento especial à bancada do PPS, partido que me acolheu e com quem compartilho um projeto para o Rio Grande, e a todas as entidades e organizações da sociedade civil que acreditam que um Estado melhor se faz com diálogo e oportunidade para todos.

Neste Dia de Ação de Graças, expresso minha mais sincera gratidão às mulheres e homens que, todos os dias, escrevem com bravura a história do nosso Rio Grande.

Um novo ano aproxima-se e, com ele, outra etapa de um projeto edificado com muito trabalho e esperança. Em 2008, vamos persistir em nossa luta pela inclusão social, perseguindo a meta da profissionalização, geração de empregos e adequada distribuição de renda.

Ao assumirmos esse desafio, renovo meu apelo para que continuemos firmes em nosso propósito de buscar uma vida melhor para todos os gaúchos e gaúchas. Que a cada dia não nos falte forças, determinação e sabedoria para tudo o que está por vir.

Um Feliz Dia de Ação de Graças, e que Deus abençoe todos.

* deputado estadual


Artigo publicado no jornal Correio do Povo em 22/11/2007 - Editoria Opinião - Página 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário