quinta-feira, 16 de outubro de 2008

DIA DA ALIMENTAÇÃO

Carlos Gomes defende políticas de segurança alimentar


Parlamentar usou a tribuna para lembrar o Dia Mundial da Alimentação

No Dia Mundial da Alimentação, o deputado Carlos Gomes fez uso da tribuna para lembrar as 923 milhões pessoas que hoje passam fome no mundo. Durante a sessão plenária desta quinta-feira (16), o parlamentar destacou que a alimentação adequada é um direito fundamental do ser humano, relativo não somente à sobrevivência física e intelectual. “A alimentação está diretamente ligada à dignidade da pessoa humana, é um fator indispensável à realização de direitos já consagrados pela nossa Constituição Federal”.

Carlos Gomes lamentou que, justamente na data em que celebramos o Dia Mundial da Alimentação, verificamos que estamos aquém das metas de redução da fome. “O planeta atravessa um momento de graves dificuldades na realização do direito à alimentação para parcelas consideráveis da população. Hoje não só o Brasil, como outros países desenvolvidos ou em desenvolvimento, são capazes de desembolsar cem vezes mais para sustentar o sistema financeiro do que para alimentar sua gente”.

Segundo o IBGE, mais de 14 milhões de pessoas são atingidas pela fome no Brasil.  A cada dia, 25 mil pessoas morrem no mundo em conseqüência da falta de comida. Entre as vítimas, 11 mil são crianças. O parlamentar também lembrou que um terço das crianças dos países em ascensão apresentam atraso no desenvolvimento físico e intelectual. Carlos Gomes chamou a atenção para a matéria publicada hoje no jornal Correio do Povo, a qual registra a existência de 87 mil famílias da região metropolitana que não se alimentam adequadamente. No Rio Grande do Sul, esse número ultrapassa 1 milhão de habitantes.

“Sabemos que colocar comida na mesa é condição necessária no combate à desnutrição, mas ainda não é o suficiente. A segurança alimentar, em sua concepção mais pura, se dá a partir da realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem, no entanto, comprometer o acesso a outras necessidades”, defendeu o deputado. Durante o pronunciamento, ele apontou como instrumentos para chegar a essa meta “práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem as especificidades culturais e que consigam, ao mesmo tempo, ser ambiental, econômica, cultural e socialmente sustentáveis”. Carlos Gomes lembrou que é preciso, também, conhecer os recursos existentes em cada setor para implementar, de modo mais eficiente, as ações inclusivas com atenção a uma escala de prioridades estabelecida conjuntamente.

No próximo sábado (18), o gabinete do deputado Carlos Gomes, em parceria com entidades, empresas e órgãos públicos, deverá servir um arroz carreteiro para aproximadamente duas mil pessoas na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, na Vila Bom Jesus. O objetivo é, além de celebrar o Dia Mundial da Alimentação, estimular o debate e as ações de combate à fome e ao desperdício. “Será um momento de comunhão. Com certeza esta não é uma ação definitiva no contexto da luta que assumimos, mas é uma iniciativa que carrega consigo o compromisso com os esquecidos e a esperança de dias melhores”, explicou o deputado.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Marcelo Bertani / Ag. AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário