quinta-feira, 13 de março de 2014

CORREIO DO POVO


Gomes destina R$ 5 milhões para as Apaes

Uma emenda de autoria do deputado estadual Carlos Gomes (PRB) no Orçamento do Estado para 2014 garantiu a destinação de R$ 5 milhões em recursos para as APAEs do Rio Grande do Sul. A APAE conta com 209 unidades no RS, responsáveis por prestar atendimento a mais de 100 mil pessoas nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte, arte e inclusão para o trabalho.

Atualmente, 18.350 alunos frequentam as escolas da entidade, que tem por missão defender os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. “Esses recursos são bem-vindos porque as APAES têm se sustentado, em grande parte, com o auxílio das comunidades. Os cargos de diretoria são ocupados por voluntários e a maioria das famílias atendidas são de baixa renda”, explica a coordenadora pedagógica da APAE do RS, Lúcia Centena.

De acordo com o presidente da entidade, Luiz Alberto Maioli, serão consideradas necessidades individuais na utilização dos recursos. “Nossas unidades têm demandas distintas, mas a maioria envolve reformas na estrutura física e aparelhamento das APAES”, observa.

Ontem, Carlos Gomes, que foi o relator do Orçamento do Estado na Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, recebeu em seu gabinete os dirigentes da entidade, que o convidaram para um encontro das APAEs,  a ser realizado na próxima segunda-feira, em Porto Alegre.


Matéria publicada na edição de 13/03/2014 do jornal Correio do Povo, editoria Política, página 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário