terça-feira, 15 de abril de 2014

Correio do Povo

Matéria publicada na edição de 15/04/2014 
Editoria Esportes, página 23


Assembleia debate o Proforte

Programa deve beneficiar 93 federações esportivas no Rio Grande do Sul

O Programa de Fortalecimento aos Esportes Olímpicos (Proforte) foi debatido em audiência pública ontem, na Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Segundo o deputado Carlos Gomes (PRB), que fez a proposta, o projeto a ser votado esta semana na Câmara dos Deputados deve beneficiar 93 federações esportivas no Estado, as quais têm dívidas na ordem deos R$ 10 milhões.

A matéria tem o objetivo de oportunizar às entidades e aos clubes a possibilidade de parcelar os débitos com a União em até 240 meses. Também está prevista a troca de parte da dívida por bolsas de formação de atletas. “As entidades não têm condições de pagar e os cofres públicos precisam receber. Poderá ser dada a condição de parcelamento. Enquanto não houver regularização com o fisco nacional e estadual, as federações não podem ajudar os atletas”, diz.

O ex-secretário estadual do Esporte e do Lazer Kalil Sehbe disse que um projeto no âmbito estadual é avaliado pelo governo para auxiliar as federações e os atletas no Rio Grande do Sul. “Vamos fazer um esforço para receber um parecer e protocolar o projeto na Assembleia ainda este ano. Assim que passar o período eleitoral, podemos solicitar regime de urgência”, disse o deputado Carlos Gomes. De acordo como relator do Proforte, deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), aproximadamente R$ 3,3 bilhões devidos ao INSS, ao FGTS, ao Timemania e ao Banco Central deverão ser pagos em até 25 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário