quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Correio do Povo



Infraero confirmará ampliação da pista

Conselho de Administração da autarquia 
vai se reunir dia 24 em Brasília


A ampliação em 920 metros da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho deve ser confirmada pela Infraero no dia 24, data em que o Conselho de Administração da autarquia reúne-se em Brasília. A data foi informada ontem, após reunião entre o prefeito José Fortunati e o presidente da Infraero, Antonio Augusto Matos do Vale. O prefeito a Brasília apresentar números que justificam a extensão não apenas por questões de segurança em pousos e decolagens.

Fortunati saiu otimista do encontro. "Acho que a Infraero nunca havia abandonado a ideia da ampliação, mas surgiram dificuldades pelo caminho. Resgatamos uma posição histórica da Infraero", afirmou. Vale pareceu convencido na necessidade da obra para o Rio Grande do Sul: "A ampliação da pista não é só viável, mas necessária". 

Se a obra for confirmada pela Infraero nas próximas semanas, a licitação deverá ser publicada imediatamente. O processo licitatório será feito por meio de regime diferenciado de contratações (RDC) e levaria seis meses para estar concluído, ou seja, no melhor dos cenários, em agosto. A obra em si deve demorar quatro anos. Na melhor das hipóteses, a nova pista do aeroporto será inaugurada em 2019.

Para que a construção da extensão comece, não será necessário que a desapropriação das famílias Dique e Nazaré esteja totalmente completa.Isso será preciso apenas para a homologação da pista, quando a obra estiver concluída, garantindo que não haverá obstáculos nem construções no entorno que prejudiquem a operação. "Vamos fazer isso. É um compromisso da Prefeitura, até do ponto de vista da dignidade humana, não apenas por causa do aeroporto", diz Fortunati.

Com a sinalização de ontem, a mobilização da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados já começou. Os deputados federais Carlos Gomes (PRB), Giovani Cherini (PDT) e João Derly (PCdoB) participaram da reunião. Os três devem interceder no Congresso pela aprovação dos recursos para a obra, que devem estar previstos no orçamento federal. O projeto consta na sugestão da Infraero para o PAC 3, e a execução deve custar cerca de R$ 500 milhões.

Matéria publicada na edição de 04/02/2015 do jornal Correio do Povo
Editoria Geral - Página 13

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