sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Reciclagem

Carlos Gomes conhece vassoura feitas com embalagens Pet recicladas

Jarbas Cruz, Carlos Gomes e Miriam Etges
O deputado federal Carlos Gomes (PRB) recebeu nesta sexta-feira (14) das mãos dos representantes do projeto Inovando com Pet, Miriam Etges e Jarbas Cruz, uma vassoura feita a partir da reciclagem de embalagens plásticas. O produto foi desenvolvido por meio de estudo realizado por seis universidades gaúchas e, segundo Miriam e Jarbas, deverá ser fabricado em larga escala quando as secretarias estaduais do Trabalho e Desenvolvimento Social e da Fazenda concederem isenção de pagamento de ICMS à companhia Sulgás, empresa que financia o projeto. Eles solicitaram a intervenção do parlamentar nas secretarias para a liberação do incentivo fiscal.

Carlos Gomes, que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, saudou a iniciativa, que já tem o município de Caxias do Sul interessado em sediar a linha de produção das vassouras feitas de garrafa pet. “É preciso incentivar ações que promovam a geração de trabalho e renda aliadas à sustentabilidade e ao reaproveitamento de resíduos sólidos”, enfatizou.

Miriam Etges ressaltou que o projeto prevê a capacitação de catadores para a operação do maquinário que será empregado na fabricação das vassouras. “É uma forma de integrar o reciclador da ponta ao processo que agregará valor ao resíduo que ele coletou”, explica.

Texto e foto: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário