sexta-feira, 28 de setembro de 2007

PESCA

Pescadores gaúchos promovem seu primeiro encontro estadual

Os mecanismos de controle da atividade pesqueira e as políticas voltadas ao setor deverá ser o foco principal dos debates do I Encontro de Colônias e Sindicatos de Pescadores do Estado do Rio Grande do Sul.

Promovido nos dias 5 e 6 de outubro pela Federação dos Pescadores do RS (FEPERS), o evento já tem, entre as presenças confirmadas, a do Ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca Altemir Gregolin, do Secretário Estadual da Agricultura Pecuária e Agronegócio João Carlos Machado, além do deputado federal Flávio Bezerra (PMDB/CE), Presidente da Frente Parlamentar de Aqüicultura e Pesca.

Estarão em pauta as principais questões envolvendo a situação dos pescadores gaúchos, que ainda estão amargando as conseqüências do desastre ambiental do Rio dos Sinos. O setor, que abrange atualmente mais de 25 mil trabalhadores no Estado, também reivindica a revisão do decreto nº 41.672/2002, que proíbe a pesca do dourado e surubim nos rios do Rio Grande do Sul.

No sábado (6) pela manhã, uma travessia de barco sairá da Usina do Gasômetro para lembrar a passagem de um ano do desastre ecológico responsável pela morte de 86 toneladas de peixes no Vale dos Sinos. Um ato público será realizado na Praia de Paquetá, com almoço de encerramento na sede da Colônia de Pescadores Z-5, na Ilha da Pintada.

O I Encontro de Colônias e Sindicatos de Pescadores do Estado do Rio Grande do Sul conta com o apoio do deputado estadual Carlos Gomes, deputado federal Paulo Roberto (PTB/RS), Associação Beneficente Antônio Mendes Filho dos Cabos e Soldados da BM (ABAMF), Record/RS, Sistema Guaíba/Correio do Povo e Corag.

   
Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427

Nenhum comentário:

Postar um comentário