quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

PESCA

Pescadores comemoram liberação da pesca do dourado e do surubim

Governadora assinou decreto hoje pela manhã

Uma luta de mais de três anos teve fim nesta quinta-feira (14), com a suspensão dos efeitos do decreto nº 41.672/2002, que proíbe a pesca do dourado e do surubim nos rios do Rio Grande do Sul.

O sinal verde para a captura das espécies de maior poder aquisitivo para os pescadores foi dado através de decreto assinado pela Governadora Yeda Crusius no Centro Administrativo do Estado. A oficialização da decisão do Executivo, que deverá ser publicada no Diário Oficial de amnhã, contou com a presença do deputado Carlos Gomes (PPS), porta-voz dos pescadores gaúchos nas tratativas pela alteração da lei.

“Foi uma vitória de 25 mil famílias que dependem da pesca para viver e estavam sendo massacradas por uma lei que discriminava apenas os nossos pescadores”, comentou o parlamentar, referindo-se à permissão da pesca das espécies em Santa Catarina e nos países que fazem fronteira com o Rio Grande do Sul.

Para o presidente da Federação dos Pescadores do Rio Grande do Sul, Vilmar Coelho, o envolvimento de Carlos Gomes na luta pela revisão do decreto foi fundamental para a vitória dos trabalhadores do setor. “Foi graças à intervenção constante e ao apoio incondicional do deputado Carlos Gomes nas negociações com o Poder Executivo durante o ano passado, que finalmente conseguimos reverter os efeitos do decreto”, reconheceu Coelho.


Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Jair Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário