segunda-feira, 29 de junho de 2009

ARTIGO - Dia do Pescador

Histórias para contar

* Carlos Gomes

Hoje é o dia do pescador. E não me refiro apenas ao bom contador de histórias, mas àquela pessoa que conhece a natureza, sabe olhar para a lua e ver a maré que vem. Pescadores são homens e mulheres que trabalham sem parar, enfrentando as tempestades do ofício, o frio e as temporadas de baixa produção.

O pescador também é um dos trabalhadores mais persistentes do nosso Brasil. Por muito tempo, a ausência de políticas adequadas acarretou prejuízos ao setor. Trata-se de uma realidade que buscamos reverter com a inclusão da pesca no Poder Executivo do Governo do Estado, em consonância com iniciativas em nível federal, como a criação da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca. Além disso, o fim da suspensão do decreto que proíbe a pesca do dourado e do surubim nos rios do Rio Grande do Sul é uma luta da qual não desistimos, em nome das quase 25 mil famílias gaúchas que dependem da pesca para viver.

É fato que vivemos um momento de valorização crescente do pescado em razão da propagação da informação a respeito dos benefícios do alimento à saúde. Todavia, essa realidade nunca se refletiu na melhoria das condições de vida para o pescador, visto que os ganhos teimam em ficar nas mãos de intermediários e pessoas interessadas na exploração sem limites dos recursos pesqueiros.

Ademais, a pesca sem licença e sem consciência ambiental, somada à poluição das águas, compromete a vida dos peixes e por conseqüência a dos pescadores. A fim de chamar a atenção de autoridades e população a esse respeito, estivemos juntos no último mês de maio num mutirão que resultou na coleta de cinco toneladas de lixo da orla do Rio Guaíba, na capital gaúcha.

No dia de hoje, valorizemos esse trabalhador e sua importância na economia do nosso Estado. E façamos, também, como ele: entendemos e cuidemos da natureza; dela depende o sustento não só dos pescadores, mas de todos nós.

* deputado estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário