quinta-feira, 14 de abril de 2011

HOSPITAIS DA REDE PÚBLICA

Carlos Gomes promove mobilização para combater a falta de leitos

Deputado promoverá discussão sobre o tema na AL

O deputado Carlos Gomes (PRB) participou de um debate sobre a questão da falta de leitos nos hospitais do estado, nesta quinta-feira (14), na Rádio Guaíba. O programa Espaço Aberto, comandado pelo jornalista Flávio Pereira, destacou a audiência pública, a ser realizada na Assembleia Legislativa no próximo mês, por iniciativa de Carlos Gomes. O requerimento foi aprovado esta semana pelas Comissões de Saúde e Meio Ambiente e Participação Legislativa Popular.

Carlos Gomes define a situação como dramática. “Esse problema causa transtorno para os atendentes da saúde que, em alguns casos, chegam a ser agredidos por incompreensão das famílias dos pacientes. E ainda sofrem com a sobrecarga psicológica”, lembra o deputado. O presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Paulo de Argollo Mendes, que também participou do programa, relatou a gravidade da situação. “Nos últimos 17 anos foram extintos 12 mil leitos no Rio Grande. Só na capital, o número alcançou a marca de três mil leitos encerrados, o que não condiz com a realidade, uma vez que a população de Porto Alegre teve um aumento de 12% no mesmo período. Precisamos enxergar a saúde não como um gasto, mas como investimento. A economia de um medicamento hoje pode resultar em mais um enfermo sem leito amanhã”, indigna-se.
Com a realização da Copa do Mundo em Porto Alegre e o consequente aumento na demanda turística, o objetivo de Carlos Gomes é saber, “o que podemos fazer a curto, médio e longo prazo, para resolver, gradativamente, esse grave problema, que diz respeito à vida”, sentencia o parlamentar.
Reportagem e foto: Jorn. Jorge Fuentes / Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário