sexta-feira, 27 de julho de 2012

Canguçu

Carlos Gomes divulga campanha contra
o câncer de próstata no sul do Estado

Luis Fonseca, Michel Reiznault, Tomaz Raffo, Carlos Gomes e Jânio Soares

O deputado Carlos Gomes (PRB) participou de um debate sobre saúde do homem na rádio Cultura de Canguçu, na última sexta-feira (27). Durante o programa foram discutidas medidas capazes de reverter o quadro da doença no Estado, que é o de maior incidência no país. Porto Alegre é a capital brasileira onde mais casos de câncer de próstata são detectados, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Em 2010, a instituição revelou que a média do Rio Grande do Sul era de 80,63 mortes a cada 100 mil homens, a maior do país.

Carlos Gomes é autor da Lei 14.044/2012, que institui a “Semana Estadual da Saúde do Homem”, no Estado do Rio Grande do Sul, a ser comemorada, anualmente, na segunda semana de agosto. A iniciativa prevê a realização de debates, estudos, palestras e outras iniciativas, com o objetivo de informar a população masculina acerca das características das enfermidades e incentivar a realização de exames visando à precaução.

Em julho de 2010, uma audiência pública sobre o tema foi realizada junto à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, por proposição de Carlos Gomes. O evento resultou no lançamento da cartilha Tenha um dedo de prosa com seu médico. A publicação aborda o tema desde a explicação do que é a próstata, sinais da doença, até a importância da realização do exame preventivo. Para Carlos Gomes, o objetivo é “quebrar a resistência masculina com relação ao exame e até mesmo a qualquer tipo de tratamento ou consulta médica”, salientou. 

Reportagem e foto: Jorn. Jorge Fuentes - MTB 16063
                                                                                          Assembleia Legislativa RS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário