segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Audiência Pública

Gaúchos têm alta incidência de tumores gastrointestinais

Reunião presidida por Carlos Gomes alerta para necessidade de prevenção

Médico alertou para a importância do diagnóstico precoce
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa debateu, nesta segunda-feira (24), a alta incidência de tumores gastrointestinais entre os gaúchos. Na audiência pública proposta pelo deputado Carlos Gomes (PRB), o cirurgião oncológico Luiz Fernando Moreira, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, mostrou que o percentual desses tipos de câncer é maior entre os gaúchos em relação ao resto do país. A previsão é que sejam diagnosticados cerca de 5,5 mil casos só este ano no Rio Grande do Sul.

“Com o diagnóstico precoce, conseguimos um resultado mais eficaz no controle da doença”, advertiu o médico. Entre os principais sintomas estão o emagrecimento, a dificuldade para deglutir, a rouquidão, o sangramento retal e indisposição, especialmente para pessoas acima dos 50 anos. Como fatores de risco, ele elencou a faixa etária, entre 55 e 75 anos, o estilo de vida (obesidade, fumo, álcool), o histórico familiar, diabetes e outros tumores. Sobre a prevenção, Moreira destacou que é preciso ter uma alimentação saudável, rica em fibras.

Também participaram do debate a gastroenterologista Cristiane Tovo, da Santa Casa, o médico Jarcedy Alves, do Hospital São Lucas, além do ex-deputado Marquinho Lang.

Encaminhamentos

O deputado vai propor à Comissão a elaboração de uma cartilha informativa sobre o tema e ações junto à comunidade. Como parlamentar, ele se comprometeu em lutar pela melhoria do acesso a consultas e exames pelo Sistema Único de Saúde. “Hoje o sistema atua para quem já está doente", disse. "Precisamos investir mais na prevenção.”


Por: Jorn. Cristiane Vianna Amaral - MTE 8685 | Agência de Notícias ALRS - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 
Fotos: Marcelo Bertani

Nenhum comentário:

Postar um comentário