segunda-feira, 6 de junho de 2016

Inclusão

Carlos Gomes acolhe reivindicações da comunidade surda

Parlamentar defende aumento do número de vagas 
em concursos públicos para pessoas com deficiência 

Alex Pier, Carlos Gomes e Filipe Correia
A inclusão de um artigo no Projeto de Lei (PL) 535/2015, de autoria do deputado federal Carlos Gomes (PRB), que determine que a contratação de intérpretes de LIBRAS em órgãos públicos mediante processo de avaliação foi o tema do encontro nesta segunda-feira (6) entre o parlamentar e o conselheiro da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Filipe Correia.

O PL assegura às pessoas com deficiência auditiva o direito a atendimento por tradutor ou intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos órgãos e entidades da administração pública, direta e indireta, fundacional e nas empresas concessionárias de serviços públicos. “Atualmente, a contratação é feita por meio de licitação, o que não garante a pró-eficiência dos profissionais e impede a plena comunicação entre surdos e ouvintes”, lamenta Correia.

O deputado também acolheu reivindicação para elevar o percentual mínimo de cotas de vagas para pessoas com deficiência em concursos públicos 5% para 20%. “Constatamos que houve um aumento dessa população e esse índice não é proporcional. Segundo o IBGE, 45,6 milhões de brasileiros declaram ter ao menos um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da nossa gente”, argumentou.

Texto e foto: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário