quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Atuação parlamentar

Carlos Gomes pede ao Itamaraty intervenção em
 favor de caminhoneiros brasileiros no Chile

Previsão de nova greve dos aduaneiros causa pânico entre os trabalhadores, que
 temem a falta de água, comida e de segurança

Maurício Lyrio e Carlos Gomes

O deputado federal Carlos Gomes (PRB) reuniu-se nesta quarta-feira (23) com o chefe de gabinete do Ministério das Relações Exteriores, Maurício Lyrio, para solicitar intervenção em favor dos caminhoneiros brasileiros, que podem ser prejudicados, caso se confirme a expectativa de nova greve por reajuste salarial dos aduaneiros chilenos, em Los Andes. Lyrio comprometeu-se em acionar imediatamente a embaixada brasileira no Chile para garantir a segurança dos trabalhadores brasileiros.

Segundo o parlamentar, a manifestação anterior, encerrada na última quinta-feira (17), inviabilizou o transporte de produtos, “os fiscais deixaram de liberar as cargas perecíveis, afetando principalmente os caminhões frigoríficos, o que, em muitas situações, resultou na perda total dos carregamentos”, explica.

Carlos cobrou do Itamaraty um pedido ao governo chileno de reforço na segurança do local e de ajuda humanitária para os trabalhadores. “Caminhões foram saqueados, e os motoristas agredidos. Além de sofrer com a escassez de água e comida, eles precisaram permanecer acordados por várias noites seguidas para evitar assaltos,”, lembrou, ao destacar que o congestionamento de veículos chegou a 20 km no local.


Texto e foto: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário