segunda-feira, 26 de junho de 2017

Audiência Pública

Reciclagem de pneus será tema de debate na Câmara dos Deputados

Encontro foi proposto pelo presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia
 Produtiva da Reciclagem, Carlos Gomes (PRB/RS)



A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, realizará, no próximo dia 11 de julho, audiência pública para tratar da situação das empresas de reciclagem de pneus no Brasil. Segundo dados da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em 2015 foram vendidos 71,9 milhões e descartados 45,7 milhões de pneus no país.

“Trata-se de um resíduo que não é biodegradável e que acumula grande volume. Se descartado em qualquer lugar, pode poluir rios e córregos ou servir de criadouros para mosquitos transmissores de doenças”, explicou o deputado federal Carlos Gomes (PRB/RS), autor do requerimento de proposição do encontro.

De acordo com o professor Fábio Furlan Ferreira, da Universidade Federal do ABC paulista (UFABC), o Japão é o país mais adiantado na reciclagem do material, com aproveitamento de 91% do volume total produzido. “Lá os três principais mercados para a reciclagem de pneus são geração de energia, aplicação na construção civil e exportação para reutilização ou recauchutagem”, destaca.

Para a reunião na Câmara dos Deputados, foram convidados representantes da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus; do Ministério do Meio Ambiente; e das empresas Strasse Reciclagem, do Paraná; Bon Fim, do Piauí; Racri Indústria de Reciclagem Ltda, de Minas Gerais e Ecotires, do Rio Grande do Sul.

Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário