sexta-feira, 5 de setembro de 2008

SAÚDE

Centro de Hemofílicos conquista terreno para sede   

Terreno no bairro Mato Sampaio abrigará sede

Um sonho de 35 anos está próximo a tornar-se realidade. O deputado Carlos Gomes esteve, na última quinta-feira (4), visitando o terreno onde será construída a sede do Centro dos Hemofílicos do Estado do Rio Grande do Sul (CHERGS). Por iniciativa do parlamentar, a prefeitura de Porto Alegre formalizou, em agosto, a doação do terreno de 1.500 m², localizado no Bairro Mato Sampaio.

“O primeiro passo para que tenhamos a nossa casa já foi dado, graças ao deputado Carlos Gomes que, em nosso nome, solicitou a doação do terreno para a obra”, agradece Lindsey Larson, diretora do CHERGS.  A planta da sede já está pronta e deverão ser promovidas campanhas para viabilizar a obra.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 8.196 hemofílicos, a maioria do tipo A. O número é contestado por Lindsey: “Só entre os gaúchos esse número beira os 2 mil. O equívoco na informação prestada pelo Governo Federal é intencional. Trata-se de uma desculpa para fornecer cada vez menos o fator VIII, como vem acontecendo”, protesta.

A hemofilia é uma alteração genética e hereditária no sangue, percebida por um defeito na coagulação. O gene que causa a hemofilia está localizado no cromossomo X. A pessoa portadora de hemofilia não possui um dos fatores de coagulação em quantidade ou qualidade suficiente para exercer suas funções. Por isso, o sangue do hemofílico demora mais para formar um coágulo e, quando este se forma, não é capaz de fazer o sangue parar.

Há dois tipos de hemofilia. A mais comum é a Hemofilia A (80% dos casos) e ocorre pela deficiência do Fator VIII. A Hemofilia B ocorre pela deficiência do Fator IX.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Jair Peres

Nenhum comentário:

Postar um comentário