domingo, 8 de março de 2009

ARTIGO - Dia da Mulher

Dia da Mulher: Reflexão para todos

* Carlos Gomes

Vivemos um momento em que as mulheres estão desempenhando um papel cada vez mais importante na sociedade. É importante lembrarmos, porém, que elas nunca contribuíram menos que os homens, mas conseguiram fazê-lo em condições menos favoráveis. Sabemos que há pouco tempo era proibido que mulheres fossem funcionárias públicas. Hoje, carreiras providas por concurso público estão, cada vez mais, sendo preenchidas por mulheres.

As mulheres também são maioria em nosso País, e temos visto elas assumindo cada vez mais o comando das famílias. Ocuparam seu espaço, conquistaram o direito a ser vereadora, prefeita, deputada, governadora, presidente. Há pouco tempo, uma mulher sequer poderia votar. Hoje, são motivo de orgulho ao nosso Estado e ao País a competência e o comprometimento social que as mulheres têm ensinado por meio de sua participação política.

O mundo contemporâneo que idealizamos caminha em direção aos valores femininos, para o uso da motivação e da persuasão ao invés de ordem e controle, da cooperação no lugar da competição. Guardo em mim a convicção de que estamos construindo uma sociedade, na qual haja mais entendimento, mais respeito, mais sensibilidade e mais justiça social.

No papel de aprendiz das mulheres, gostaria de manifestar a todas às gaúchas a minha estima e minha especial consideração à mulher trabalhadora que ainda ganha menos do que devia em comparação aos homens, e a todas que se tornam mais fortes a cada dia, a cada preconceito superado. Manifesto minha admiração às mulheres que, com heroísmo, constroem um mundo melhor para vivermos e ofereço, também, meu apoio àquelas que ainda não têm coragem de denunciar a violência doméstica de que são vítimas.

Agradecemos a todas as donas de casa, trabalhadoras do campo e da cidade, artistas, funcionárias públicas, mães, esposas, a todas as companheiras de luta que estão ocupando seu espaço para o benefício do nosso Rio Grande do Sul.

* deputado estadual


Publicado no jornal Correio do Povo de 06/03/2009 - Editoria Opinião - Página 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário