quinta-feira, 26 de março de 2009

PLENÁRIO

Carlos Gomes destaca
Parque Tecnológico da Metade Sul


Ao fazer uso da tribuna nesta quinta-feira (26), o deputado Carlos Gomes chamou a atenção para o convênio de cooperação para implementação do Parque Tecnológico de Pelotas entre a PUC/RS e a prefeitura do município, formalizado ontem.

“Essa conquista se deve à soma de esforços para incentivar e facilitar a cooperação, o intercâmbio tecnológico e científico, bem como o desenvolvimento de recursos humanos. O projeto já é uma realidade, estamos falando de uma operacionalização de fato”, constatou o parlamentar. No ano passado, Carlos Gomes foi o responsável pela realização de uma audiência pública na Assembléia Legislativa para debater os limites e as possibilidades de implementação Parque Tecnológico da Zona Sul do Estado.

No encontro, a equipe técnica fez a exposição do projeto e discutiu, juntamente com lideranças políticas e representantes de segmentos diversos da sociedade, os meios para viabilização do empreendimento.

O Parque integra uma das 30 ações previstas em convênio com o Banco Mundial, que garantiu o repasse de um milhão de dólares para o programa. Vinte empresas e diversas instituições de ensino deverão fazer parte da incubadora. Para Carlos Gomes, o Poder Legislativo deve manter-se comprometido no projeto. “Só cumprimos a primeira etapa da missão. Devemos seguir acompanhando e somando esforços para a consolidação do projeto do Parque Tecnológico. É um compromisso com o desenvolvimento econômico e social não só da Metade Sul, mas de todo o Rio Grande”, lembrou o deputado.

O momento atual é de definição do espaço físico. A partir do ano que vem, será iniciada a instalação de entidades que mantêm incubadoras e projetos de pesquisa. Os acordos institucionais estão sendo oficializados também com a Universidade Católica de Pelotas, o Instituto Federal Sul-Riograndense, a Universidade Federal de Pelotas e o Senac.


Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Marcelo Bertani / Ag. AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário