segunda-feira, 23 de novembro de 2009

INCLUSÃO SOCIAL

COREN/RS inaugura
Horto Medicinal em unidade da FASE


Carlos Gomes esteve no Horto Medicinal do COREN solicitando apoio à FASE/RS

A iniciativa do deputado Carlos Gomes (PRB) resultou na implantação de um Horto Medicinal na unidade POA I da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo, na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. O projeto é uma parceria entre a Fundação e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN/RS).

A ação do parlamentar foi lembrada no ato de inauguração, na última quinta-feira (11), pela presidente do Conselho, Enf.ª Maria da Graça Piva. Em seu pronunciamento, ela relatou que o propósito nasceu em novembro de 2008 com a solicitação de Carlos Gomes, que pediu ao COREN-RS a inclusão dos jovens da FASE em seus projetos assistenciais. “A semente plantada há um tempo atrás já está germinando e em breve o Horto trará como frutos uma perspectiva de mudança na vida dos jovens que cumprem pena de privação de liberdade na FASE”, comentou Carlo Gomes.

No ano passado, o deputado conheceu o Horto Medicinal da Enfermagem Gaúcha, localizado no Centro Histórico e Cultural do COREN/RS, que apresenta aproximadamente 200 espécies catalogadas, sendo fonte de pesquisa para profissionais de Enfermagem interessados em aprofundar conhecimentos em Fitoterapia.

As atividades já tiveram início nos 270m² do Horto Medicinal Plantando e Colhendo Vida, localizado em terreno da FASE. O projeto pretende apresentar aos jovens uma nova perspectiva da relação com a vida: o preparo da terra, o cuidado com a semente, a organização, a união, a ajuda mútua, a solidariedade com quem planta ao lado e com a pequena muda transplantada. “A recuperação da terra e da planta caminhará junto com a recuperação dos jovens, para uma nova visão da vida”, prevê a presidente, que anunciou a construção de uma estufa na unidade como projeto para o futuro.

Os jovens da FASE que integram a equipe do Horto Medicinal aprenderam a preparar a terra e tiveram os primeiros contatos com as plantas em janeiro de 2009, no Horto Medicinal do COREN/RS, sob a orientação do técnico agrícola Luiz Antonio Alves da Silva, auxiliado por Gustavo Soares, funcionários do Centro Histórico e Cultural. Já a identificação, as propriedades terapêuticas e o preparo de tinturas, chás, xampus e sabonetes feitos com ervas, ficou a cargo da Enfermeira Helena Trindade.

O presidente da FASE, Irany Bernardes de Souza, lembrou que antes da parceria com o COREN, havia somente brita e lixo no lugar hoje ocupado por canteiros. “Estávamos na contramão do que se apregoa de benefício à saúde e ao meio ambiente”, constata Souza. Ao dirigir-se aos internos, o presidente declarou: “Hoje, apesar de todas as dificuldades, vocês tem a chance de reescrever suas histórias. Vocês podem ver o alcance do que essa mudança pode fazer para suas vidas, o benefício à saúde, ao futuro, à família que vocês tem e à que vão construir”.


Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB/RS 9427
Fonte: COREN/RS
Foto: Eder Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário