quarta-feira, 13 de abril de 2011

COMISSÕES

Audiência pública buscará alternativas para enfrentar a falta de leitos nos hospitais
Carlos Gomes é o autor do requerimento aprovado em duas comissões

Duas comissões parlamentares aprovaram, na manhã desta quarta-feira (13), o requerimento de autoria do Deputado Carlos Gomes (PRB) que solicita audiência pública para tratar da falta de leitos nos hospitais da rede pública no Rio Grande do Sul. No mês de maio, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente e a Comissão Mista Permanente de Participação Legislativa Popular deverão promover audiência conjunta com o intuito de discutir alternativas para o enfrentamento do problema. A proposta de Carlos Gomes foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares integrantes de ambas comissões.
O parlamentar alertou que a redução do número de leitos é apontada como a principal causa da superlotação nas emergências, uma realidade que atinge especialmente as instituições hospitalares de Porto Alegre, responsáveis por receber pacientes de todo o estado. De acordo com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), a capital gaúcha perdeu 37,2% das vagas gerais de internação hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) entre os anos de 1993 e 2010. O SUS teve 667 leitos fechados num período de 15 anos: no Hospital Lazarotto (240), no Hospital Ipiranga (140), no Hospital Maia Filho (70), no Hospital Independência (95) e no Hospital Luterano (122) – fechado desde 2009 devido à crise na Ulbra.
“É uma situação que gera angústia em pacientes e famílias e desespera os profissionais responsáveis por atender nas instituições hospitalares. Vemos médicos e enfermeiras enfrentarem uma rotina heroica que exige perseverança e resignação”, sustenta Carlos Gomes.
Até o início da madrugada de hoje, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre estava com a lotação três vezes maior que sua capacidade de atendimento. Os novos pacientes passarão por uma triagem, com prioridade para os casos mais graves. Seis hospitais estão na mesma situação. De acordo com a instituição, a média no Clínicas não baixa de 115 consultas diárias no setor de emergência.
Carlos Gomes pretende convidar para a audiência representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde do RS e dos municípios; dirigentes de instituições hospitalares gaúchas, Poder Judiciário, Defensoria Pública, além de representantes de entidades de classe.
Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427 - com informações do Simers e do IBGE
Fotos: Adriana Pereira / Assembleia Legislativa 

Um comentário:

  1. Parabéns deputado já estava estava quase acreditando que não havia mais políticos preocupado com a superlotação dos hospitais e com a saúde do povo. Olha o senhor faz parte de uma classe rara.

    Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir