segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Correio do Povo

Russomanno lidera pesquisa em SP

 



Pesquisa Datafolha publicada na edição de domingo do jornal Folha de S.Paulo revela que, em cinco cenários projetados, em quatro, o ex-deputado Celso Russomanno (PRB) lidera com 20% de preferência do eleitorado, em empate técnico com o vereador Netinho de Paula (PC do B), que varia de 14% a 15%.

Dados da pesquisa apontam ainda que o ex-presidente Lula (PT) ampliou sua força em São Paulo e poderia influenciar hoje o voto de quase metade do eleitorado na corrida à prefeitura. A rejeição ao ex-governador José Serra (PSDB) nunca foi tão grande. Ela atingiu 35%, quase o dobro do seu índice de intenção de votos, de 18%. Ele diz não cobiçar o cargo, mas é pressionado por tucanos a entrar na disputa.

Se a eleição fosse hoje, 48% dos eleitores dizem que poderiam votar escolhendo o candidato indicado de Lula. O número é recorde considerando as 11 vezes em que o instituto pesquisou a influência do petista sobre a disputa municipal, desde 2003.

Apresentado há um mês como o pré-candidato do PT, o ministro da Educação, Fernando Haddad, tem entre 3% e 4% das intenções de voto. Ele ainda é desconhecido por 63% dos paulistanos. Para o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, o fato de Lula aparecer como o maior cabo eleitoral na disputa fará Haddad crescer nas próximas pesquisas. "À medida que a população o identificar com o Lula, sua intenção de votos vai aumentar, como aconteceu com a presidente Dilma Rousseff nas eleições do ano passado. A questão é ver até onde ele pode chegar", disse.

A influência de Lula subiu oito pontos percentuais desde o primeiro levantamento, feito no início de setembro. Na época, Haddad oscilava entre 1% e 2% das preferências, e a senadora Marta Suplicy, que desistiu de concorrer, era a favorita na disputa.

O Datafolha ouviu 1.092 eleitores na capital paulista entre os dias 7 e 9 deste mês. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.



Matéria publicada na edição de 12/12/2011do jornal Correio do Povo - Editoria Política - Pág. 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário