domingo, 7 de abril de 2013

TRIUNFO REPUBLICANO


PRB elege seu primeiro vice-prefeito 
no Rio Grande do Sul
Coligação Pra Fazer a Diferença vence eleição suplementar em Triunfo

Carlos Gomes, Gaspar (de azul), vereador Claudinho Viana e ex-deputado Sérgio Peres.

O município de Triunfo, a 75 km da Capital gaúcha, contará com a força republicana no Poder Executivo a partir do ano que vem. Com 49,34% dos votos válidos, a coligação Pra Fazer a Diferença, (PRB, PT, PTB, PMDB, PR, PRC e PCdoB) venceu a  eleição suplementar que confirmou Mauro Poeta (PMDB) para prefeito e vice Gaspar Martins dos Santos (PRB).

A vitória de Mauro e Gaspar no pleito realizado no último domingo (7) foi comemorada pelo presidente estadual do PRB, deputado Carlos Gomes “Esse dia representa um marco na história do PRB gaúcho, pois elegemos nosso primeiro vice-prefeito no Estado. A trajetória do Gaspar e o comprometimento com a população foram reconhecios nas urnas. Tenho certeza de que a história dessa importante liderança, aliada ao empenho do diretório municipal do partido, foi fundamental para a vitória da coligação”, avaliou.

População comemorou fim da hegemonia do PDT no poder desde 2000
O resultado quebrou a hegemonia do PDT, que governava o município desde 2000, e também marcou a conquista do primeiro cargo eletivo de Gaspar Martins. “Minha missão na Prefeitura é honrar o meu partido trabalhando pelos interesses da população triunfense, que confiou em nosso projeto. Vamos governar com transparência para fazer renascer a nossa Triunfo com uma administração responsável e comprometida de verdade com as pessoas”, projetou Gaspar.

A indicação do nome do republicano para a chapa composta por sete partidos resultou de uma negociação articulada pelo diretório municipal. O partido também comemora a eleição de Claudinho Viana em 2012 como o primeiro vereador do PRB no município.

Gaspar Martins, vereador Claudinho Viana e prefeito eleito Mauro Poeta
Realizaram eleições na mesma data os municípios gaúchos de Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva. Em Triunfo, diversas irregularidades constatadas pelo Ministério Público Eleitoral, além de 36 indiciamentos pela Polícia Federal em outubro do ano passado culminaram com a cassação do diploma do prefeito eleito em 2012, Marcelo Eisswein (PDT) pela Justiça Eleitoral. Para evitar novos abusos, foi realizada uma força-tarefa em Triunfo no dia da eleição, mobilizando a Polícia Militar do RS, o Ministério Público, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Polícia Federal. De acordo com o TRE, o processo eleitoral foi pacífico, com ruas limpas e nenhuma prisão por boca de urna ou compra de voto no município, que registra mais de 20 mil eleitores.

Confira o resultado:

Mauro Poeta (PMDB) - 9.363 votos (49,34%)
Juvandir Pinheiro (PP) — 6.224 votos (31,87%) 
Lino Viegas (PDT) — 2.622 votos (13,43%) 
Valdair Kuhn (PSB) — que teve 1.047 votos (5,36%)

Trajetória do republicano Gaspar Martins

O agricultor Gaspar Martins dos Santos nasceu em Triunfo há 44 anos e sempre conviveu com a política dentro de casa: o pai, Bento Gonçalves dos Santos, foi prefeito do município por três mandatos. Gaspar já concorreu a prefeito e a vereador de Triunfo, mas a primeira vitória foi alcançada nesta eleição pelo PRB, partido no qual filiou-se em 2011. Casado com Cristiane, é pai de Bárbara, Bibiana, Núbia, Marília e Rafael.

Importância econômica de Triunfo

Localizada na região metropolitana de Porto Alegre, Triunfo tem o quarto maior produto interno bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, e o quarto maior PIB per capita dos municípios brasileiros. Isto ocorre em função do Polo Petroquímico que está situado em seu território, a cerca de 26 km de distância da sede municipal, e que é responsável por cerca de 95% do total da riqueza gerada no município.

Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 - Coordenação de Comunicação PRB/RS
Foto: William da Costa (PRB/RS) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário