quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Atuação Parlamentar

Carlos Gomes pede agilidade na
redução de taxas do Detran

Deputado luta para que as reivindicações dos revendedores gaúchos 
de automóveis sejam atendidas ainda em 2013

O deputado estadual Carlos Gomes (PRB) reuniu-se, nesta quinta-feira (12), com o secretário de Administração do Estado, Alessandro Barcellos, e representantes dos revendedores de veículos usados e seminovos para solicitar agilidade na redução do valor das taxas cobradas pelo Detran nas transferências de veículos. A reivindicação foi apresentada em audiência pública em maio deste ano, proposta pelo parlamentar na Comissão de Participação de Legislativa Popular da Assembleia Legislativa.

Os revendedores também solicitaram a mudança no calendário do IPVA, para que não precisem adiantar o pagamento do imposto no ato de venda dos veículos, e a redução da base de cálculo do ICMS para automóveis usados e seminovos. Ao acolher as demandas, o secretário destacou a importância da Associação dos Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Rio Grande do Sul (AgenciAuto-RS) como canal de comunicação entre o setor e o DETRAN. “Estamos estudando a melhor forma de operacionalizar a criação de uma tarifa diferenciada para os veículos quando da entrada no estoque ou na saída, evitando a duplicidade da cobrança”, adiantou.

Carlos Gomes fez um apelo ao secretário para que ainda em 2013 as reivindicações sejam contempladas. “O alto valor das taxas esfriou o mercado, tem gerado desemprego em razão da queda nas vendas de veículos seminovos e faz com que muitas pessoas não realizem a transferência legal dos automóveis. Essa medida poderá organizar o setor e acabar com a informalidade”, salientou. Nos próximos dias, uma reunião deverá ser realizada com a Secretaria da Fazenda para identificar soluções que ponham fim à crise do setor.

Também participaram da reunião o diretor-geral da Secretaria de Administração, Luiz Philomena; o presidente da Associação dos Revendedores de Veículos Usados e Seminovos do Rio Grande do Sul (AgenciAuto-RS), Décio Bonato; o vice-presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Rio Grande do Sul (SINCONDIV/FENABRAVE-RS), Marino Costari Filho; o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Rio Grande do Sul (SINCOPEÇAS-RS), Gérson Nunes Lopes, e o presidente da Associação de Revendedores de Veículos de Santa Cruz do Sul, Fábio Caramello.

Reportagem e foto: Jorn. Jorge Fuentes - MTB 16063
Assembleia Legislativa - RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário