quinta-feira, 15 de maio de 2014

Grande Expediente

Assembleia homenageia os 57 anos da Rádio Guaíba

Uma placa foi entregue à direção da emissora após sessão solene

O deputado Carlos Gomes ocupou o período do Grande Expediente da sessão plenária desta quinta-feira (15) para homenagear os 57 anos da Rádio Guaíba. Ele saudou a presença de parlamentares, autoridades e direção da Rede Record e enalteceu a história da rádio, de amor ao jornalismo, de comprometimento com a verdade e, sobretudo, de lealdade ao povo gaúcho que marcam a trajetória da Rádio Guaíba.

"Essa história começou a ser escrita em 1957, quando Juscelino Kubitscheck governava o País, Ildo Meneghetti estava à frente do Estado e Leonel Brizola comandava o Poder Executivo de Porto Alegre", registrou. "Com a inauguração da Rádio Guaíba, o Rio Grande do Sul passou a dispor de uma nova opção, cuja marca principal é, até hoje, o respeito ao público", salientou.

Cobertura de grandes acontecimentos


Para Carlos Gomes, toda a caminhada da Rádio Guaíba está profundamente ligada à vida social, política, econômica e cultural do Rio Grande, e também do Brasil. "Isso sem falar do seu trabalho na divulgação de eventos mundiais, desde o seu primeiro ano de atuação, quando a emissora noticiou o lançamento do Sputnik", lembrou. "No ano seguinte, deslocou equipe para Estocolmo, na Suécia, e transmitiu de lá a Copa do Mundo com exclusividade para o Rio Grande".

Em cinco anos de operação, segundo o parlamentar, a rádio já assumia posto de destaque em todo o Brasil. "Foi requisitada pelo então governador Leonel Brizola para tomar a frente da rede da Legalidade", recordou. "Nos 10 dias em que ficou a serviço da Legalidade, a Rádio Guaíba tornou-se a emissora mais ouvida da América do Sul".

Segundo o parlamentar, a rádio estabeleceu uma relação ímpar com a população, estimulando o debate e inaugurando um jeito próprio de conversar com o ouvinte. "As novas gerações surgiram e cresceram acostumadas ao seu padrão musical, às jornadas esportivas, aos programas culturais e à cobertura transparente de tudo o que de importante acontece", destacou. "Nada escapa aos atentos microfones da Guaíba".

O parlamentar sublinhou que, numa época em que se exalta o aparecimento de novas tecnologias, o rádio, que é um veículo tradicional, se coloca em posição de vanguarda ao fazer uso das ferramentas oferecidas pelas mídias atuais e que, em uma realidade ainda marcada pelas diferenças sociais, o veículo firma-se como instrumento de democratização da informação. Segundo o deputado, a marca Guaíba está associada ao que esse meio de comunicação tem de melhor, reunindo tradição e inovação.

Apartes


Associaram-se à homenagem, em apartes, os deputados Ernani Polo (PP), Jeferson Fernandes (PT), Jorge Pozzobom (PSDB) e Ciro Simoni (PDT), além do presidente Gilmar Sossella (PDT). Estiveram presentes o secretário de Comunicação e Inclusão Digital do Governo do Estado, João Ferrer, o vice-presidente do Grupo Record no RS, Cleber Nascimento Dias, o diretor da rádio Guaiba, Luciano Araújo, o diretor do Correio do Povo, Telmo Flor, o procurador Ivory Coelho Neto, entre outras autoridades e funcionários do Grupo Record.
 
Matéria produzida pela Agência de Notícias da Assembleia Legislativa
Luiz Osellame - MTE 9500 - Edição: Marinella Peruzzo - MTE 8764 
Fotos: Thanise Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário