quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Saúde

Prevenção e tratamento de tumores gastrointestinais
serão tema de audiência pública


Encontro proposto por Carlos Gomes na Assembleia Legislativa
será realizado em 24 de novembro
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa gaúcha aprovou nesta quarta-feira (29) requerimento de audiência pública para debater o tema Tumores gastrointestinais: visão geral e prevenção. O encontro, proposto pelo deputado Carlos Gomes (PRB), será realizado no dia 24 de novembro, entre 9h e 12h, no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, e terá a palestra do cirurgião oncológico Luis Fernando Moreira, do Centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento.

Segundo Moreira, os tumores gastrointestinais desenvolvem-se no esôfago, estômago, intestino delgado, cólon, reto, ânus, pâncreas, vesícula, fígado e vias biliares. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa para 2014 no Rio Grande do Sul é de 2.960 novos casos (colorretal), 1.420 (esôfago) e 1.260 (estômago).

Serão convidados representantes do Ministério da Saúde, do Ministério Público, da Secretaria Estadual da Saúde; de prefeituras, de câmaras municipais e de secretarias municipais da Saúde e dos hospitais Moinhos de Vento, de Clínicas de Porto Alegre, Santa Casa da capital, São Lucas da PUC, Nossa Senhora da Conceição, Mãe de Deus, Divina Providência, além de clínicas de gastroenterologia.

Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTB 16063) - Assembleia Legislativa RS
Foto: Marcelo Bertani / Agência ALRS

Nenhum comentário:

Postar um comentário