quarta-feira, 8 de abril de 2015

Brasília

Carlos Gomes contesta lista de espécies ameaçadas de extinção


Parlamentar utilizou a tribuna para criticar a proibição da pesca do dourado
A metodologia utilizada para formular as listas de espécies ameaçadas de extinção divulgadas no ano passado pela Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e pelo Ministério do Meio Ambiente foi contestada pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB), em pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (8).

“Os pesquisadores e colaboradores elaboraram o documento de suas casas e escritórios. Não foram a campo comprovar a real situação populacional dessas espécies”, reclamou o deputado, que cita como exemplo o dourado. “É um peixe abundante na bacia do Rio Uruguai no Rio Grande do Sul, tanto que na margem argentina do rio a pesca é indiscriminada”.


O parlamentar destacou que os pescadores em todo o Brasil têm sido prejudicados, pois quando lançam suas redes na água não têm como garantir que somente pescados fora das listas estadual e nacional de animais ameaçados de extinção sejam capturados. “Os trabalhadores recebem multas pesadas, de R$ 5 mil, além de terem seus equipamentos apreendidos e serem responsabilizados criminalmente”, advertiu. Carlos Gomes reivindicou a realização de um estudo que integre pesquisadores e pescadores. “Se ficar provado que o peixe está ameaçado será preciso encontrar uma alternativa para as famílias que tiram da pesca o seu sustento”.  

Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTB 16063) - Câmara Federal
Foto: Douglas Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário