quarta-feira, 29 de abril de 2015

SAÚDE

Carlos Gomes reivindica reajuste nos repasses da União para as UPAs gaúchas

Parlamentar destacou dificuldade das prefeituras para manter despesas
de Unidades de Pronto Atendimento em Saúde
“As UPAs pedem socorro!”. A afirmação feita pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB) nesta quarta-feira (29) foi dirigida ao ministro da Saúde, Arthur Chioro, durante audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara. O parlamentar cobrou do governo federal o reajuste nos repasses feitos aos municípios gaúchos para custeio e manutenção das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Saúde.

Segundo dados da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), dez instituições hospitalares estão prontas, mas ainda não foram inauguradas por falta de equipamentos; treze estão em funcionamento e outras 22 em fase de construção no estado. O custo de manutenção mensal de uma UPA varia de R$ 450 mil a R$ 900 mil. “Desde 2009 o ministério da Saúde não atualiza os valores destinados para as UPAs. De lá para cá houve reajuste nos salários dos profissionais e aumento da inflação. Na verdade, hoje os municípios estão arcando com praticamente 50% das despesas, quando o percentual estabelecido para as prefeituras é de 25%”, explicou o deputado.

Ao traçar um retrato do cenário das UPAs no Rio Grande do Sul, Carlos Gomes parafraseou o presidente da FAMURS e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, “Quem tem projeto não quer construir. Quem está com obra em andamento não quer finalizar. Quem concluiu não quer inaugurar. E quem inaugurou corre o risco de ter de fechar as portas”.

Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063) / Câmara Federal
Foto: Douglas Gomes


Nenhum comentário:

Postar um comentário