sábado, 9 de outubro de 2010

ARTIGO - DIA DA RECICLAGEM

DIA DA RECICLAGEM E DO RECICLADOR

Carlos Gomes

O 9 de outubro passou a ter um significado especial para uma importante cadeia produtiva do Rio Grande do Sul: hoje é o primeiro Dia Estadual da Reciclagem e do Reciclador. A data, instituída no ano passado, coincide com a assinatura do decreto 46.674/2009 pela governadora Yeda Crusius.


Renovado há duas semanas, o decreto marcou a volta por cima dos recicladores gaúchos após a crise do papel que provocou a queda dos preços do material e causou desemprego aos trabalhadores. Ao estabelecer equidade tributária para as indústrias gaúchas na compra das aparas do papel obtido pelos catadores, a medida tomada pelo Governo do Estado deu novo fôlego ao setor.

Além de movimentar nossa economia, a reciclagem tem promovido esperança e dignidade para homens e mulheres em situação de risco. Mas no ano passado, galpões entulhados de papel aguardavam uma ação que devolvesse o equilíbrio, enquanto as empresas justificavam que estava mais barato produzir com celulose do que com o material coletado pelos catadores. No período de um ano, a redução no preço do quilo do produto chegou a 90%. Mesmo aumentando a carga de trabalho, os catadores passaram a receber cada vez menos, realidade que pôs a atividade em risco de extinção.

Na condição de quem já viveu da reciclagem, conheço as dificuldades das 70 mil famílias gaúchas que tiram desse trabalho o seu sustento. Levamos a solicitação da categoria ao Poder Executivo que, com sensibilidade, tomou uma atitude capaz de pôr fim a uma luta de quase 40 anos.

Desde janeiro, o setor recupera-se aquecido pela indústria e pelo comércio. Em maio, a imprensa gaúcha noticiou o fim da crise do papel. Se há um ano os galpões de médio porte não conseguiam ter 20 associados, hoje já trabalham com mais de 30 pessoas.

Além de gerar emprego e renda, a reciclagem é imprescindível para a preservação do meio ambiente. Seus agentes são responsáveis por impedir que milhares de toneladas de lixo sejam depositadas diariamente nos aterros sanitários. Homens e mulheres que, especialmente hoje, merecem nosso reconhecimento e respeito.

* deputado estadual



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário