quinta-feira, 26 de junho de 2014

AMZOP e AMUCELEIRO

Indústria de processamento de peixes 

deverá impulsionar economia de 63 municípios

  Carlos Gomes e ministro da Pesca querem garantir agilidade na alocação de recursos

Deputado intermediou solicitação de recursos ao Governo Federal

A fim de evitar que o período de campanha eleitoral estacione o andamento das obras da indústria de processamento de peixes em Seberi, o deputado estadual Carlos Gomes (PRB) e o ministro da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, estiveram no município nesta quinta-feira (26) para acompanhar as obras e anunciar que a primeira parcela dos recursos necessários à conclusão do empreendimento deverá sair até o dia 5 de julho. A previsão é de que o complexo agroindustrial beneficie 63 municípios que integram a Associação dos Municípios da Zona de Produção do RS (Amzop) e Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro).
Ministro Eduardo Lopes acompanhou andamento das obras do complexo agroindustrial
O investimento deverá completar o círculo virtuoso da pesca, contemplando a produção, o beneficiamento e a comercialização do peixe. Por isso iremos agilizar a liberação da primeira parcela do recurso antes de 5 de julho, para que a obra não seja interrompida no período eleitoral”, garantiu Lopes, durante recepção no CTG Querência da Serra. Serão investidos R$ 13,44 milhões via recursos do governo federal, com contrapartida de R$ 274 mil do município. A administração municipal também garantiu a área de 23 mil metros quadrados, localizada às margens da ERS 585, na Linha Noro.
O prefeito Renato Bonadiman reconheceu a importância da intervenção do deputado Carlos Gomes junto ao Ministério da Pesca para a concretização do projeto. “Carlos Gomes participou da nossa luta em diversas instâncias, aqui no Estado e também em Brasília. A soma de esforços permitirá que a população colha os frutos deste empreendimento, que virão refletidos na melhoria da qualidade de vida e na geração de emprego e renda para a região”, projetou.
A estrutura tem previsão de término para daqui a um ano e será composta pelo frigorífico de peixes, com 1.291,53 m² de área; fábrica de ração para peixes, com área de 835,40 m², além de fábrica de farinha de peixes, com área de 174,40 m².
Para Carlos Gomes, o próximo passo é fortalecer a cadeia produtiva de pescado na região para corresponder à demanda que o futuro empreendimento deverá gerar. Autor da lei que inclui o pescado na merenda escolar na rede pública de ensino do Rio Grande do Sul, o deputado reforça que a unidade deverá também oferecer uma alternativa econômica para os pequenos produtores rurais. “Quando cheguei na Assembleia em 2007 os pescadores gaúchos não tinham um setor no Poder Executivo para entregar as suas reivindicações. Criamos um Departamento da Pesca no governo estadual, quando nossa solicitação foi aceita pelo governo da época e mantida pela atual administração”, lembrou.

 Karine Bertani (MTB 9427) e Jorge Fuentes (MTB 16063)

Fotos: Jorge Fuentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário