terça-feira, 3 de junho de 2014

Jornal do Comércio

Avança diálogo do PRB para compor com o PDT

Sigla é sondada por PT e PMDB, mas pedetistas oferecem vaga a vice



A uma semana do início das convenções partidárias, momento da divulgação oficial das coligações, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) ainda não sabe afirmar qual candidato irá apoiar na disputa para o governo do Estado. A sigla chegou a participar do ato de pré-lançamento do governador Tarso Genro (PT) à reeleição, mas tem mantido diálogo com outras legendas. O tempo que o PRB pode agregar ao horário eleitoral gratuito de rádio e televisão, cerca de 40 segundos, é um dos atrativos do partido. 

Além do PT, PMDB e PDT também articulam com o PRB para garantir o apoio na corrida ao Piratini. O presidente do PRB gaúcho, deputado estadual Carlos Gomes, assegura que o quadro eleitoral segue em análise e que as conversas com as lideranças dos partidos são permanentes. Carlos Gomes, no entanto, admite que o PDT, do pré- -candidato ao governo Vieira da Cunha, é a sigla que abre maior leque ao PRB, com a possibilidade de indicação do vice. O dirigente adianta, entretanto, que a vaga não seria ocupada por ele. “O meu nome está descartado porque o PRB quer que eu concorra a deputado federal. Hoje eu sou pré-candidato a deputado e não vejo possibilidade de concorrer a outro cargo”, explica. 

O deputado afirma que a sigla tem bons quadros a oferecer, porém, preferiu não citar nenhum nominalmente. Questionado sobre a participação do partido no lançamento da pré-candidatura do governador à reeleição, Carlos Gomes explicou que o PRB nunca esteve alinhado com nenhum partido para as próximas eleições. “O que houve foi o anúncio da pré-candidatura do governador e o convite aos partidos que apoiam o governo na Assembleia Legislativa. Nós fomos como apoiadores do governo do Estado, e não como apoiadores ao pré-candidato”, esclarece. Para reforçar a argumentação, lembrou que o PRB não compareceu, na semana passada, ao lançamento da pré-candidatura do ex-governador Olívio Dutra (PT) ao Senado, na chapa liderada por Tarso. 

Apesar de o PDT atualmente ser o mais atrativo ao PRB para uma eventual composição, o partido ainda pretende realizar novos encontros nesta semana. A conversa com o PMDB, do pré- -candidato ao governo José Ivo Sartori, também está em curso. O PSD, que indicou o vice na chapa do peemedebista, pediu mais tempo para debater a possibilidade de aliança na disputa proporcional, que define a nominata para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa.

Matéria publicada na edição de 03/06/2014 do Jornal do Comércio
Editoria Política - Página 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário