segunda-feira, 28 de novembro de 2011

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

Mais de 1.500 escolas precisam
de reforma urgente no Rio Grande do Sul

Meta da Secretaria de Educação é realizar melhorias em todas as escolas estaduais até 2014

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pela deputada Juliana Brizola (PDT), realizou, na manhã desta segunda-feira (28), audiência pública, proposta pelo deputado Carlos Gomes (PRB), que discutiu as condições físicas e estruturais das escolas públicas no Rio Grande do Sul. “Sabemos que muitas escolas passam por dificuldades estruturais, e que isso prejudica o bom andamento do ensino de nossas crianças. Queremos saber qual as condições e como os problemas serão solucionados”, afirmou Carlos Gomes.

A representante do Ministério Público do Estado, Synara Butelli, informou que o órgão recebe denúncias diárias de problemas nas escolas, sendo os principais a falta de condições e problemas de acessibilidade. Para ela, há muito para ser feito, mas saudou o fato governo ter conseguido acabar com as chamadas escolas de lata. “Não que os apenados não mereçam condições dignas, mas me apavora ouvir tanto se falar em novos presídios e tão pouco em investimentos para os colégios. A educação de qualidade é exatamente o que vai evitar a construção de novos presídios”, disse a promotora.

Augusto Deon, do Conselho Estadual de Educação, falou que as escolas são liberadas, quando de sua construção, com condições. Porém a falta de investimentos mínimos em manutenção e adaptações que deve ser feitas deixa muitos educandários em condições precárias. “As escolas devem garantir dignidade humana para os estudantes e trabalhadores da educação. Infelizmente não é o que acontece”, comentou Deon.

Apelo 

A diretora da Escola Estadual Alvarenga Peixoto, localizada na Ilha Grande dos Marinheiros, Doris Alves, compareceu à reunião para fazer um apelo à Secretaria de Estadual de Educação. Segundo ela, a escola está localizada em uma zona de enorme fragilidade social, com alunos que têm pais presidiários, muitos viciados, alguns inclusive sem família. Conforme a diretora, são 800 alunos, a maioria em situação de miserabilidade, e a escola acaba sendo o único espaço de cidadania e de convívio. “Mesmo assim temos problemas graves, a escola segue funcionando em salas provisórias, não temos muros e sofremos diariamente com roubos e vandalismos. Só na última semana fomos atacados quatro vezes”, explicou Doris.

Soluções 

Segundo os representantes da Secretaria Estadual de Educação, José Valdir da Silva e Roberto Adornes, a meta é reformar todas as 2.554 escolas estaduais nos quatro anos de governo. De início, a Seduc está realizando obras nos 1.500 colégios onde existe maior gravidade nas condições e, destas, 700 obras serão entregues até o final deste ano. “A preocupação com as condições físicas é um dos três eixos de nossa ação na secretaria. Sabemos da importância da escola ser um local acolhedor e das péssimas condições existentes. Nossa meta é ousada, mas temos confiança no planejamento que realizamos, para que não seja necessário correr sempre atrás dos problemas”, disse José Valdir.

“Temos um orçamento quase que totalmente comprometido com o pagamento de funcionários ativos e inativos. Mas mesmo assim no Plano Nacional de Educação, que planejou a educação para os próximos dez anos, teremos muitos investimentos para essa área. Estamos buscando empréstimos junto a organismos nacionais e internacionais para reformas e construção de escolas. Só nestes quatro anos de governo Tarso deverão ser investidos cerca de R$ 1 bilhão de reais em melhorias”, adiantou Adornes.

Participações

Ainda estiveram presentes na audiência o vereador de Pelotas, Waldomiro Lima; a representante da 23ª CRE, Luzmari Camargo; a defensora pública, Claudia Aparecida Camargo e Barros; Marta Pakorsi, da SMED/POA; Carmelina Ida Mezzardo, da OAB/RS; Rodrigo Reis, da Aconturs; a vereadora de Viamão, Silvana Leal; e a a vereadora de Alto Feliz, Maria Liliana Freiburger.


Por: Euclides Bitelo - MTB 11377 / Agência de Notícias
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373, Foto: Marco Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário