segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Correio do Povo

Homem passa trote ao Samu e vai preso 


Um homem de 29 anos foi preso, na manhã de sábado, por passar trote para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Litoral Norte.

Por volta das 10h30min, ele ligou para o 192 e disse que uma pessoa havia caído de uma árvore e estava inconsciente, em Terra de Areia. Como o caso aparentemente era grave, uma equipe, incluindo uma médica, foi deslocada em uma UTI móvel.

“Quando chegamos, ele estava no pátio de casa rindo, com o telefone na mão. Os vizinhos começaram a falar que ele havia passado trote. Não era a primeira vez que fazia isso”, disse a médica emergencista Cláudia Munhoz.

O homem pegou um cassetete e ainda ameaçou os socorristas. A Brigada Militar de Terra de Areia foi chamada e o deteve. Logo após, ele foi encaminhado para a DP de Capão da Canoa.

“Retiramos uma ambulância de retaguarda usada para atender vítimas graves de acidentes de trânsito nas estradas. A sorte é que não aconteceu nenhuma colisão nesse meio tempo”, afirmou o coordenador estadual da Central de Regulação do Samu, Maicon Vargas.

Segundo ele, são recebidos diariamente 5,7 mil chamados de socorro no Estado, sendo que de 36% a 51% do total são trotes.

“Tomara que essa prisão sirva de lição para outras pessoas deixarem de fazer isso. Antes de deslocar uma equipe, temos que realizar diversas perguntas para confirmar a veracidade”, destacou.

O procedimento acaba atrasando o serviço. Por causa das ligações falsas, muitas pessoas que realmente precisam de ajuda deixam de ser atendidas e, em casos extremos, chegam a morrer por demora de socorro.

“Recursos são jogados fora. Outro problema é que a linha de telefone de um serviço de urgência fica ocupada, quando existem pessoas necessitando de ajuda”, explicou.

No Litoral Norte, há 20 ambulâncias, sendo 11 de suporte básico e nove UTI de reforço, além de dois helicópteros e um avião com UTI.

Sancionada pelo governador Tarso Genro em 2011, a lei de autoria do deputado Carlos Gomes (PRB) busca conter o gasto público e a perda de tempo de equipes com o atendimento de ocorrências inexistentes. Fixa multa a quem passa trote.


Matéria publicada em 21 de janeiro de 2013 no jornal Correio do Povo
Editoria: Geral, página 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário