Com funcionários da empresa Paema Embalagens em Bento Gonçalves
Em Canela na empresa Trombini Industrial
Deputado quer renovação do Decreto 46.674/2009
O deputado Carlos Gomes (PRB) ouviu, nesta terça-feira (20) empresários do setor de reciclagem de papel da empresas papeleiras Paema, em Bento Gonçalves, além da Trombini, no município de Canela. Nos dois encontros, o assunto foi o mesmo: o setor chama a atenção para a necessidade de renovação do decreto nº 46.674/2009, o qual estabelece compensação tributária para as indústrias gaúchas na compra de aparas obtidas a partir da reciclagem.
A medida que beneficiou o segmento, construída com o Poder Executivo por iniciativa de Carlos Gomes, culminou na redução da taxa de ICMS para as indústrias de reciclagem. No mês de maio, a imprensa gaúcha noticiou o fim da crise do papel após a situação crítica que, no ano passado, fez despencar os preços do material e causou desemprego.
Carlos Gomes reivindica a renovação do decreto a fim de que os benefícios não sejam interrompidos. “Nosso Estado tem quase 80 mil famílias que dependem diretamente da reciclagem de papel para viver e que movimentam essa cadeia produtiva. Se o decreto não for renovado, haverá risco de retrocesso. As empresas voltarão a produzir com a celulose caso o custo fique menor com relação às aparas recicladas, a exemplo do que estava ocorrendo no ano passado”, alertou o deputado, que já ganhou a vida coletando sucata.
Reportagem Karine Bertani MTB/RS 9427 Foto: Leandro Raupp
Nenhum comentário:
Postar um comentário