terça-feira, 14 de setembro de 2010

Comitiva de Canoas reivindica apoio para construção de presídio

O deputado Carlos Gomes reuniu-se, na manhã de hoje, com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Giovani Cherini, com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge e comitiva do município para tratar da votação do Projeto de Lei 152/2010, de autoria do Poder Executivo. A proposição autoriza a doação de uma área de 558 hectares para Canoas a fim de viabilizar a parceria público-privada para a construção de um complexo prisional no município.

O novo presídio deverá abrir 3 mil vagas e ficará localizado no bairro Fazenda Guajuviras, em Canoas. Haverá cinco unidades independentes, que permitirão aos apenados a progressão de regime dentro do próprio local. O projeto pretende apoiar a ressocialização, com assistência médica e oficinas profissionalizantes.

Entre as novidades do projeto da penitenciária estão bloqueadores de celulares e unidades escolares e de trabalho. O valor da obra está estimado em R$ 200 milhões, com previsão de estar concluída até o final de 2012, caso o PL 152/2010 seja aprovado na tarde de hoje.

As medidas compensatórias do Governo do Estado ao município incluem a compra de 40 câmaras de vídeos e monitoramento, construção de uma delegacia de homicídios, um novo batalhão da Brigada Militar, oito viaturas para a Polícia Civil e instalação de uma Unidade de Pronto-Atendimento no bairro Guajuviras, além da construção de uma escola para 700 estudantes e de 400 unidades populares de moradia.

Reportagem Karine Bertani (MTB/RS 9427) - Foto Leandro Raupp

Nenhum comentário:

Postar um comentário