quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Sistema Hidroviário do RS em pauta
na Assembleia Legislativa

Encontro debaterá relação entre as possibilidades geográficas do RS
 e a expansão do setor 

Uma audiência pública na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa discutirá, na próxima segunda-feira (24), as condições do sistema hidroviário no Rio Grande do Sul. Proposto pelo deputado Carlos Gomes (PRB), o encontro tratará da relação entre as possibilidades geográficas do Estado e a expansão do setor, buscando caminhos para estimular esse modelo de transporte.

Segundo informações da Celulose Rio Grandense, a empresa tem uma produção anual de 450 mil toneladas. Desse total, 400 mil são transportados para Rio Grande por meio de barcaças. “Essas 400 mil toneladas caberiam em mais de 13 mil caminhões, dependendo do modelo até 14 mil veículos que deixam de trafegar por nossas estradas, evitando acidentes e desgaste das rodovias. Um exemplo claro de como esse meio de locomoção, além de mais econômico, ajuda a poupar vidas”, destaca Carlos Gomes, que planeja a possibilidade da criação de uma Frente Parlamentar para viabilizar o transporte hidroviário no Estado.

Foram convidados representantes do Poder Executivo Estadual, dos municípios, além de órgãos, instituições e entidades envolvidas no tema. Já está confirmada a presença dos representantes do Porto de Rio Grande, Dirceu Silva Lopes e Luiz Gustavo Garima; do diretor de Hidrovias da Superintendência de Portos e Hidrovias do Estado, Pedro Homero Flores Obelar; do representante do Comando da Marinha do Brasil, Sérgio Luís Corrêa de Vasconcelos; do professor da Unisinos João Hermes Junqueira; do presidente do Sindicato dos Armadores de Navegação Interior dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindarsul), Fernando Ferreira Becker .


Por: Jorn. Jorge Fuentes e Karine Bertani - Assembleia Legislativa
Foto: blogdoambientalismo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário