sexta-feira, 14 de outubro de 2011

GRANDE EXPEDIENTE

Entidade de apoio a pessoas com câncer
receberá homenagem na Assembleia


Carlos Gomes participa de diversas campanhas da Aapecan, como a de doação de medula óssea

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer do Rio Grande do Sul (Aapecan) será homenageada na próxima quarta-feira (19), em grande expediente proposto pelo deputado Carlos Gomes (PRB) na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Durante a solenidade que iniciará às 14h no Plenário 20 de Setembro, será entregue a Medalha da 53ª Legislatura ao presidente da entidade, Paulo da Siqueira Vasques; ao médico Marco Túlio Zanchin, colaborador da Aapecan; à assistente social do Hemocentro de Porto Alegre, Maria de Lourdes Peck e ao Instituto Integrado de Saúde de Caxias do Sul.

Fundada em março de 2005, a Aapecan é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos – registrada como Organização Não Governamental (ONG), – com sede em Porto Alegre. Hoje existem outras 11 unidades regionais instaladas no Estado, responsáveis por realizar, só em 2011, 44 mil atendimentos a 5.560 pessoas.

A Associação presta assistência social às pessoas com câncer e aos seus familiares, com o objetivo de suprir necessidades básicas como alimentação, suplementos, medicamentos e exames. Os 254 membros que trabalham na entidade também são responsáveis por levar apoio emocional, orientação jurídica e por desenvolver projetos de prevenção da doença.

Entre as ações já desenvolvidas, destacam-se as campanhas de prevenção do câncer, campanhas de doação de medula óssea, além da promoção e participação em eventos. As campanhas da Aapecan são feitas, em sua maioria, com a participação dos pacientes. Atualmente estão cadastradas em torno de 10 mil famílias em todo o Estado, com pacientes dos mais diversos tipos de câncer e idade. O atendimento é efetivado a partir de laudos médicos e da comprovação de carência da família.

Por: Jorn. Karine Bertani - MTB 9427 / Assembleia Legislativa
Com informações da Aapecan
Foto: Divulgação Aapecan

Nenhum comentário:

Postar um comentário