quinta-feira, 25 de junho de 2015

Acessibilidade!

Carlos Gomes apoia a realização de provas adaptadas 
para surdos em concursos públicos

Ana Paula Jung, Carlos Gomes, Messias da Costa e Cristian Strack

A realização de provas adaptadas para surdos em concursos e para exames de ingresso em instituições de ensino públicas e privadas é o objetivo do projeto de lei que o professor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da Universidade de Brasília (UNB) Messias Ramos Costa sugeriu que o deputado federal Carlos Gomes (PRB) apresente na Câmara Federal. O encontro entre Costa e o parlamentar, nesta quarta-feira (24), em Brasília, foi promovido pelo representante da comunidade surda no Rio Grande do Sul professor Cristian Strack.

“A primeira língua dos surdos é LIBRAS e, em provas como a do ENEM, eles são obrigados a realizar o teste em português, que não dominam totalmente. Propomos a aplicação de vídeo-provas para garantir mais acessibilidade nos processos de seleção”, destacou Messias Costa, ao observar que a maioria das vagas para professor de LIBRAS no país são ocupadas por intérpretes ouvintes.

Carlos Gomes justificou o apoio à reivindicação ao ressaltar que é preciso garantir isonomia em todos os concursos realizados pela administração pública. “Infelizmente, o Brasil é um país que ignora as características culturais e de comunicação dos surdos. Vamos encaminhar essa solicitação ao Ministério da Educação e exigir uma posição da Pasta”, comprometeu-se.

Texto e foto: Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário