segunda-feira, 1 de junho de 2015

Atuação Parlamentar

Frente Parlamentar da Reciclagem será lançada na Câmara Federal



O deputado federal Carlos Gomes (PRB) divulgou nesta segunda-feira (1) o lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem no próximo dia 11 de junho, às 14 horas, no plenário 14 – Anexo II da Câmara Federal. O anúncio foi em pronunciamento durante a sessão solene alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Proponente do fórum, Carlos Gomes destacou a importância de promover o desenvolvimento sustentável por meio da reciclagem. “Somente 18% dos 5.570 municípios brasileiros têm sistema de coleta seletiva. Em 2010, esta Casa aprovou a Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Trata-se de uma importante ferramenta para integrar catadores, empresários e a sociedade, além de compartilhar a responsabilidade sobre esses resíduos entre municípios, estados e a União. A legislação combate os malefícios ambientais e sociais que o descaso com a reciclagem pode gerar. Mas precisamos avançar muito, existem metas que não foram alcançadas e ações que ainda não foram colocadas em prática como o fim dos lixões, que contaminam o solo, os lençóis freáticos, além de provocar danos à saúde da população”, explicou.

O deputado ressalta que o colegiado trabalhará na criação, debate e encaminhamento de políticas que impulsionem a cadeia produtiva da reciclagem no Brasil. “Nosso empenho estará focado em agilizar a votação de projetos sobre o tema em tramitação no Congresso Nacional – atualmente são 62, além de buscar ideias em países onde a reciclagem é referência. Há exemplos como a Suécia e a Noruega, que importam resíduos sólidos para a produção de energia. Em Oslo, capital norueguesa, metade da cidade e a maioria das escolas são aquecidas pela queima do lixo doméstico, resíduos industriais e até hospitalares, o que reduz o uso de combustíveis fósseis”, observou.

No Brasil, são recolhidas anualmente 76 milhões de toneladas de resíduos sólidos, mas somente 3% desse montante é reciclado. Carlos Gomes salienta que o desafio de fomentar o progresso econômico da cadeia da reciclagem tem início em casa, na separação adequada do lixo, passa pela coleta seletiva até a destinação dos resíduos às cooperativas ou aterros sanitários, chegando à reinserção do material nas linhas industriais para a confecção dos mais variados produtos. “Nosso sonho é de que o Brasil seja um país capaz de realizar o manejo adequado de 100% dos seus resíduos sólidos, pois quanto mais se recicla, menos se recorre aos recursos naturais”, ponderou.

Texto e foto: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário