terça-feira, 23 de junho de 2015

Inclusão social!

Piloto de avião surdo faz apelo à Câmara Federal para poder exercer profissão

Cristian Strack, Carlos Gomes e João Paulo

O deputado federal Carlos Gomes (PRB) recebeu, em Brasília, nesta terça-feira (23) pedido de apoio do jovem surdo João Paulo dos Santos, de 28 anos, para exercer a profissão de piloto de aviação civil. Natural de Maceió, João formou-se em 2013, em Recife (PE), e foi impedido de voar devido à reprovação no teste de Saúde da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Ele foi reprovado apenas por ser surdo. O que é um absurdo, já que foi habilitado pela escola de aviação comercial, além de ter inúmeros cursos na área. Precisamos quebrar paradigmas mostrando que a comunidade surda é tão capaz quanto a ouvinte”, indignou-se Carlos Gomes.

Ao destacar que já existem pilotos surdos nos EUA, França e Austrália, João reclama da falta de um canal de comunicação com a ANAC. “Em nenhum momento houve disponibilidade para uma reunião que pudesse apontar soluções para o meu caso. Preparei-me, estudei e, pela falta de sensibilidade do órgão, não posso realizar o sonho de pilotar”, lamenta.

Carlos Gomes comprometeu-se em acionar a ANAC e o Sindicato dos Trabalhadores da Aviação Civil para garantir a João Paulo dos Santos o direito de exercer o seu ofício. A demanda foi encaminhada ao parlamentar pelo representante da comunidade surda no Rio Grande do Sul professor Cristian Strack, que também solicitou a apresentação de um projeto de lei que permita aos deficientes auditivos conduzirem veículos de transportes de passageiros por via terrestre, aquática ou aérea.

Atualmente, o surdo pode obter carteira de habilitação para dirigir carros de passeio e motos (categorias A e B). No entanto, é necessário que o motorista que não ouve utilize um adesivo no veículo com o símbolo internacional de surdez. A exigência serve para alertar os demais motoristas sobre a condição do condutor.

Texto e foto: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063)
Câmara Federal

2 comentários:

  1. Chegou site de noticia!!!

    Veja: http://diariodosurdo.com.br/2015/06/inclusao-social-do-joao-paulo-e-piloto-de-aviao/

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Carlos Gomes! Força sempre e vamos lutar. Abraço, João Avião (é sou)

    ResponderExcluir