quinta-feira, 25 de junho de 2015

Esporte para todos!

Carlos Gomes quer destinar recursos da área para a comunidade surda

Ana Paula Jung, Carlos Geraldo, Déborah Dias, Gustavo Perazzolo, Carlos Gomes, George Hilton, Antonio Ferreira, Francisco da Rocha, Cristian Strack e Evandro Garla

O deputado federal Carlos Gomes (PRB) deverá apresentar nas próximas semanas, na Câmara Federal, um projeto de lei para incluir a Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS) entre os beneficiários da Lei Agnelo Piva, que destina 2% da arrecadação bruta das loterias federais, descontadas as premiações, para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e para o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

A matéria foi proposta em reunião, nesta quinta-feira (25), entre o ministro do Esporte, George Hilton, Carlos Gomes e o presidente da CBDS, Gustavo Perazzolo. O encontro tratou da destinação de recursos para o desenvolvimento da prática de esportes voltadas aos surdoatletas que atualmente não são aceitos pelos órgãos técnicos, segundo Perazzolo. "A situação obriga que tirem do próprio bolso o dinheiro para aquisição de equipamentos de treinamento e para a participação em eventos", relatou.

“Também iremos propôr que o Esporte seja incluído entre as áreas a receber recursos do pré-sal, mas já observando a redefinição das instituições a serem contempladas”, planeja Carlos Gomes. Também participaram da reunião em Brasília o secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Presidência da República, Antonio Ferreira; a vice-presidente da CBDS, Déborah Dias; o diretor-regional da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos do Rio Grande do Sul, Francisco da Rocha, e o representante da comunidade surda no Estado professor Cristian Strack.

SURDOLIMPÍADAS

O Comitê Internacional de Desportos do Surdos (ICSD) já organizou 23 Surdolimpíadas, sendo a primeira em 1993. Em 2013, na Bulgária, o Brasil alcançou a 37ª posição entre 108 países participantes. Composta por 33 integrantes, a equipe brasileira conquistou quatro medalhas e disputou seis modalidades, entre elas o Voleibol, primeiro esporte coletivo a contar com a participação do país.


No ano passado, Caxias do Sul sediou a primeira edição dos Jogos Desportivos Sul-Americanos de Surdos, quando o Brasil chegou à marca de 51 medalhas (24 de ouro, 11 de prata e 16 de bronze). Mais de 500 surdoatletas competiram em oito esportes.

Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063) - Câmara Federal
Foto: Roberto Castro / Ministério do Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário