quinta-feira, 11 de junho de 2015

Frente Parlamentar debaterá a reciclagem na Câmara Federal

Colegiado foi instalado hoje pelo deputado Carlos Gomes 

Por iniciativa do deputado Carlos Gomes (PRB), a Câmara Federal lançou nesta quinta-feira (11) a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, em evento que contou com a presença de parlamentares, representantes de cooperativas, de indústrias e de órgãos públicos que promovem ações de incentivo ao setor.

A Frente será o fórum de articulação entre todos os atores da reciclagem. Nosso principal objetivo é fomentar o crescimento dessa cadeia produtiva, que tem grande potencial econômico e sustentável”, destacou o parlamentar, que apresentou o colegiado como espaço para a criação, o debate e o encaminhamento de políticas que contribuam para o desenvolvimento da reciclagem.

A representante da Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (CENTCOOP), Raimunda Ribeiro, reivindicou a inclusão dos trabalhadores nas discussões sobre o tema. “Somos agentes ambientais capacitados pela experiência da lida cotidiana. Queremos ser consultados sobre as decisões que afetam diretamente a nossa fonte de renda”.

Para o presidente da Associação de Recicladores de Embalagens Pet do Rio de Janeiro (ABREPET), Edson Freitas, a falta de incentivos fiscais tem contribuído para estagnar o setor. “Infelizmente, no Brasil só se recicla o que dá retorno financeiro. Somos campeões na reinserção nas linhas de produção de alumínio e garrafas pet, matérias com alto valor de mercado, em compensação existem outros resíduos que são rejeitados em razão do baixo preço que são comercializados”.

O deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) alertou para a instalação de aterros sanitários sobre lençóis freáticos, ao lembrar do funcionamento do Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), em Seropédica, município da região metropolitana carioca onde está o aquífero Piranema. “As descargas de lixo contaminam a água que serviria para o abastecimento da população”.

Carlos Gomes destaca que a organização da Frente em cinco vice-presidências tem a pretensão de facilitar o monitoramento do setor nos Estados e descentralizar as ações. “Realizaremos encontros em todas as regiões brasileiras, para ouvir e encaminhar ao Poder Público as demandas locais”, prevê.

Por: Jorn. Jorge Fuentes (MTE 16063) - Câmara Federal
Fotos: Ricardo Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário