quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Grande Expediente

 Carlos Gomes presta homenagem
à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer


Deputado destacou ações conjuntas do Parlamento com a entidade
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (AAPECAN) foi homenageada em Grande Expediente desta quarta-feira (19), proposto pelo deputado Carlos Gomes (PRB). A entidade atua em 12 unidades regionais localizadas em Pelotas, Bento Gonçalves, Farroupilha, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Porto Alegre, Rio Grande, Ijuí, Bagé, Lagoa Vermelha e Caxias do Sul. “Os 254 membros da AAPECAN que trabalham espalhados por esse Rio Grande são responsáveis por levar apoio emocional, orientação jurídica, acompanhamento nutricional e por desenvolver projetos de prevenção da doença”, afirmou.

Segundo o deputado, a entidade foi fundada em março de 2005, como associação civil de direito privado sem fins lucrativos. Desde então, a AAPECAN já realizou mais de 44 mil atendimentos, o que representa uma média de 7.300 por ano. De acordo com Gomes, a ideia de criar uma organização que atendesse pessoas atingidas pelo câncer surgiu de voluntários que realizavam visitas a pacientes. “A Associação nasceu com o  compromisso de levar não só alento, como também apoio material às pessoas portadoras desta enfermidade e às suas famílias”, disse.

O orador do Grande Expediente destacou que também faz parte do trabalho da entidade atuar em campanhas de prevenção do câncer, de incentivo à doação de medula óssea, de combate ao tabagismo, entre outras ações. “Aqui mesmo, na Assembleia Legislativa, já realizamos pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente e também pela Comissão de Participação Legislativa Popular duas audiências públicas com a AAPECAN: uma para tratar de caminhos para promover a doação de medula óssea entre a população e outra para debater as campanhas de prevenção ao câncer de próstata”, lembrou.

Homenagem

Ao final do Grande Expediente, Gomes entregou a Medalha da 53ª Legislatura ao presidente da AAPECAN, Paulo da Siqueira Vasques; ao colaborador da entidade, médico Marco Túlio Zanchi; representado pela irmã Terezinha Zanchi e à representante do Hemocentro de Porto Alegre, Ana Maria Tavares da Silveira.

Terezinha Zanchi, Paulo Vasques, Carlos Gomes e Ana Maria Tavares da Silveira

Participações

Associaram-se à homenagem os deputados Alexandre Postal (PMDB), Dr. Basegio (PDT), Catarina Paladini (PSB), Jorge Pozzobom (PSDB), Raul Carrion (PCdoB), Jurandir Maciel (PTB), Ana Affonso (PT) e Silvana Covatti (PP). 


Por: Vanessa Canciam - MTB 2060 / Agência de Notícias AL
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373
  

Foto: Adriana Pereira/Assembleia Legislativa   

Um comentário:

  1. Belo ato e excelente exemplo a ser seguido! Estive presente, pois meu pai é uma pessoa que tem câncer e recebe o apoio direto da AAPECAN Porto Alegre. Valorizar associações que prezam pelo bem do próximo é um grande incentivo!

    ResponderExcluir