quarta-feira, 16 de setembro de 2009

MANDATO

Carlos Gomes vence
Prêmio ARI-Springer Carrier

Deputado recebe a distinção na categoria Meio Ambiente & Ação Social


Deputado recebe a distinção na categoria Meio Ambiente & Ação Social

Em seu mandato de estréia no parlamento gaúcho, o deputado Carlos Gomes (PPS) é reconhecido com o Prêmio Springer Carrier – ARI por um Rio Grande Maior 2009, honraria concedida a parlamentares gaúchos que, por meio de suas ações, contribuem para o crescimento do Estado. Contemplado na categoria Meio Ambiente & Ação Social, o deputado receberá a distinção em solenidade a ser realizada no próximo dia 28, às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

“O Springer Carrier é mais que um prêmio, é um compromisso. Receber essa láurea é motivo de alegria e estímulo para seguir trabalhando numa luta que não é de um deputado, não é do parlamento; é de todos os gaúchos”, comentou Carlos Gomes. Na categoria Economia, recebe o prêmio o deputado Nelson Marchesan (PSDB), enquanto o deputado Ivar Pavan (PT) será laureado com o Prêmio Especial do Júri – pelo conjunto de suas ações. A escolha foi realizada nesta quarta-feira (16), na sede da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), pelo voto de jornalistas especializados. O prêmio é uma iniciativa da ARI, com o apoio da Assembleia Legislativa e o patrocínio da empresa Springer Carrier, sediada em Canoas.

Carlos Gomes estreou na política aos 34 anos, ao ser eleito com 66.454 votos para o parlamento gaúcho no pleito de 2006. Integrante da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos em 2007 e 2008, segue membro titular da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia. Atualmente, preside a Comissão de Participação Legislativa Popular, a qual tem promovido audiências públicas para discutir e encaminhar soluções para diversos segmentos, como a juventude, população carcerária, usuários de transporte intermunicipal e setor pesqueiro.

Entre os projetos do parlamentar voltados à preservação ambiental e à saúde publica destacam-se a lei que regula o controle de reprodução de animais de rua, a medida que estabelece limites para a propagação sonora nos templos religiosos do estado, a aplicação de chips em cães comercializados no Rio Grande do Sul, além de proposições ainda não votadas pelos deputados gaúchos, como a que determina o uso de papel reciclado e/ou ecológico nas correspondências e materiais gráficos dos órgãos públicos estaduais.

As ações sociais são o foco do mandato de Carlos Gomes, autor do projeto que reduz à metade o valor da taxa de inscrição em concursos realizados pelo Estado para doadores regulares de sangue. Em agosto, o parlamentar protocolou proposta que visa à instalação de energia elétrica em áreas não regularizadas e desde o ano passado, está em trâmite projeto que determina a gratuidade da confecção de carteira de identidade para pessoas carentes. Carlos Gomes também é autor da proposição que obriga as empresas de pedágio a contratar seguro de vida e de acidentes pessoais em benefício dos usuários – condutores ou passageiros – das rodovias e estradas pedagiadas gaúchas.

Juntamente com entidades parceiras, Carlos Gomes tem promovido mutirões sociais em bairros da capital gaúcha, com o objetivo de viabilizar às comunidades serviços de confecção de carteira de identidade, aquisição de óculos de grau, exame de mama, medição de glicose e pressão arterial, corte de cabelo, recreação, assistência jurídica, entre outros serviços. Este ano, foram realizadas ações na Vila Bom Jesus e na Ilha da Pintada. No dia 24 de outubro, será a vez da Vila Cruzeiro ser contemplada com outro mutirão.

Carlos Gomes buscou a aquisição de ambulâncias para Quaraí – por meio do Fundo Estadual de Saúde, já entregue – e para o município de Palmares do Sul (intermediação com o Executivo para emenda no orçamento de 2010, recém confirmada). Em ações como a Campanha Estadual do Agasalho, todos os anos tem exercido importante papel na realização de parcerias para a arrecadação de donativos.

Por:  Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Marcos Eifler / Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário