segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Prêmio Springer Carrier/ARI 2009

Deputados premiados serão entrevistados
por uma gari e um empresário

Ivar Pavan, Marchezan Jr. e Carlos Gomes são os homenageados

O empresário Raul Randon e a gari Rozeli da Silva comandam a entrega do prêmio nesta segunda (28), às 19h, no Teatro Dante Barone

O empresário Raul Randon, líder do Grupo Randon de indústrias, e a gari Rozeli da Silva, diretora do Instituto Renascer da Esperança, serão os entrevistadores do talk show a ser realizado dentro da cerimônia de entrega do Prêmio Springer Carrier – ARI Por Um Rio Grande Maior 2009 nesta segunda-feira (28), às 19 horas no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa. Os deputados premiados Nelson Marchezan Jr. (PSDB), Carlos Gomes (PPS) e Ivar Pavan (PT), vencedores desta 39ª edição, estarão respondendo a perguntas sobre "como fazer política”, com mediação do jornalista Hélio Gama.

Os vencedores do prêmio, considerado uma espécie de Oscar da Política, foram escolhidos no último dia 16 de setembro, durante votação na sede da ARI – Associação Riograndense de Imprensa. O júri foi composto por jornalistas da área política dos principais veículos de comunicação do Estado, com a coordenação do presidente da ARI, Ercy Torma.

Randon e Rozeli, dois representantes da sociedade civil, foram escolhidos como entrevistadores do talk show porque, a sua maneira, fazem “um Rio Grande maior”, segundo a assessoria de imprensa do Grupo Randon. Rozeli, moradora da Restinga, comanda um Instituto que atende a 600 pessoas em situação de carência e Randon dirige o grupo Randon, líder nos mercados onde atua, sendo aos 80 anos um dos maiores exportadores nacionais.

Premiados

Ivar Pavan (PT), presidente da Assembléia Legislativa, levou o Prêmio Especial por sua atuação no comando da casa, promovendo ações voltadas à valorização do Parlamento e incentivando o trabalho das comissões permanentes. Seu equilíbrio na condução da atual crise política do Estado também foi relevante para a conquista do prêmio.

Nelson Marchezan Jr. (PSDB) foi escolhido na categoria Economia por sua atuação como presidente da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa; pela autoria do projeto de lei do Pregão e da Cotação Eletrônicos para a administração pública, em vigor desde agosto, e por seu empenho na tentativa de aprovar o projeto do teto salarial para o poder público no Rio Grande do Sul.

Carlos Gomes (PPS) se destacou na categoria Ação Social & Meio Ambiente por projetos desenvolvidos nas duas áreas, tais como: descontos de 50% para doadores de sangue na taxa de inscrição em concursos públicos no RS; inclusão da atividade da pesca na Secretaria da Agricultura do Estado, criando uma coordenadoria especial para o setor pesqueiro; concessão de Registro Geral (Cédula de Identidade) gratuito para pessoas inseridas em programas assistenciais e controle de reprodução de animais de rua (proibição de extermínio, realização de identificação, registro e esterilização e incentivo à adoção).

O Prêmio

Criado e 1961, o Prêmio Springer Carrier - ARI por um Rio Grande Maior é promovido anualmente pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), com o patrocínio da Springer Carrier e a chancela da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O Prêmio destaca os parlamentares que mais se empenharam por ações concretas e eficazes em prol do desenvolvimento sócio-econômico do Estado.

Pioneiro em seu formato, é uma das mais tradicionais e importantes premiações da área política do País, elegendo anualmente os deputados que mais se destacaram nas categorias "Economia", "Ação Social & Meio Ambiente" e "Prêmio Especial" (concedido a ações que buscam a eficiência da máquina pública). O Prêmio reúne três importantes segmentos da sociedade: o Poder Legislativo, o Empresariado e a Imprensa.

Honraria

O Prêmio Springer Carrier - ARI, desde o início de sua trajetória, superlotou o Auditório da Assembléia, a cada edição. Tendo sido interrompido por dois curtos períodos, o Prêmio foi retomado em 2004, na passagem dos 70 anos da Springer Carrier, que hoje é referência nacional. Os deputados mais premiados até hoje foram Pedro Simon (sete vezes), Jarbas Lima e José Otávio Germano (três vezes).

Springer Carrier

Líder no mercado brasileiro de aquecimento, ventilação e refrigeração, a Springer Carrier foi fundada por Charles Springer em 1934, no Rio Grande do Sul, unindo-se com a multinacional Carrier Corporation em 1983, quando agregou a nova tecnologia da maior fabricante mundial de equipamentos para climatização e passou a adotar o nome de Springer Carrier. Com mais de sete décadas de atuação, a empresa que lançou o primeiro condicionador de ar de janela da América Latina em 1958, atua com duas unidades fabris: em Canoas/Rio Grande do Sul, a qual é considerada o centro mundial de desenvolvimento tecnológico da Carrier em condicionadores de ar de janela, e em Manaus/Amazonas.

Por: Gilmar Eitelwein / Assembleia Legislativa - MTB 5109

Nenhum comentário:

Postar um comentário