terça-feira, 29 de setembro de 2009

PRÊMIO SPRINGER 2009

Ivar Pavan, Carlos Gomes e Nelson Marchezan Jr.
recebem Troféu Piá de Estância

Premiação foi entregue na noite desta segunda-feira

A entrega do Prêmio Springer Carrier – ARI por um Rio Grande Maior ocorreu na noite desta segunda-feira (28), em sua 39ª edição, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Os agraciados com o Troféu Piá de Estância foram o presidente da AL, Ivar Pavan (PT), na Categoria Especial; o deputado Nelson Marchezan Jr. (PSDB), na categoria Economia, e o deputado Carlos Gomes (PPS), na Categoria Ação Social e Meio Ambiente. Trata-se de uma das mais importantes premiações na área política no país.

Ivar Pavan dividiu o Prêmio com as pessoas que acreditam na política como instrumento para a construção de um mundo melhor. Ele destacou três aspectos que marcaram sua vida política em 2009: a presidência da AL, a conquista da universidade federal para a metade norte do Estado, oficializada nesta segunda (28) em Erechim, e o troféu Piá de Estância. “Recebi o Prêmio num ano de importantes momentos da democracia, pela passagem dos 45 anos do golpe militar, 30 anos da Anistia, 20 anos da Constituição Estadual e 20 anos das eleições diretas para presidente da República”.

De acordo com o presidente da Carrier América Latina, Carlos Renck, a Springer Carrier completa 75 anos sempre ligada ao crescimento do Rio Grande do Sul. O presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ercy Torma, ressaltou o objetivo do Prêmio de prestigiar o que de bom é feito no Estado. Também afirmou que há cuidado na definição da composição da comissão julgadora responsável por escolher os agraciados, buscando-se pessoas qualificadas e que acompanham no dia-a-dia as atividades dos parlamentares.

Marchezan Jr. destacou a importância de uma imprensa livre para a sociedade democrática. Ainda mencionou a importância da transparência quanto aos gastos públicos para a existência de uma democracia melhor e melhores serviços à sociedade.

Já Carlos Gomes citou mais uma ação desenvolvida na área social e em favor do meio ambiente: a defesa, junto ao governo estadual, de incentivo para os catadores de papel e serviço de reciclagem. Segundo ele, a governadora Yeda Crusius deve assinar um decreto para concretizar o atendimento desta demanda.

Talk Show

O evento contou com um talk show, em que representantes da sociedade civil foram escolhidos como entrevistadores dos agraciados, com mediação do jornalista Hélio Gama. Dentre os temas das perguntas, educação foi um dos assuntos escolhidos pela gari Rozeli da Silva, diretora do Instituto Renascer da Esperança. O empresário Raul Randon, líder do Grupo Randon de indústrias, perguntou inicialmente sobre segurança.

Em resposta à primeira pergunta, Pavan disse que a educação é o melhor caminho como estratégia para o desenvolvimento de qualquer país. Neste sentido, comemorou a conquista da Universidade Federal Fronteira Sul para a metade norte do Rio Grande do Sul, após uma luta de cinco anos. “Investir em educação jamais deve ser pensado como gasto, mas como investimento. É o que dá condições a cada cidadão de sonhar com uma vida melhor”. Quanto à pergunta sobre segurança, destacou a importância da necessidade de políticas voltadas ao atendimento de demandas sociais, como habitação, educação e trabalho, a fim de reduzir os problemas em relação ao assunto. “Segurança não se resolve apenas com política de repressão”, pondera o presidente da AL.

Carlos Gomes defende a adoção de turno integral nas escolas e ainda reforça a necessidade de mais possibilidades de acesso aos cursos de nível superior. No aspecto segurança, critica a falta de um trabalho de ressocialização dos detentos.

Para Marchezan Jr., a faixa etária entre um e seis anos de idade deve ser priorizada na educação, considerando que nela ocorre a formação do caráter e habilidades do ser humano. Sobre o tema segurança, o deputado sugere a criação de uma Comissão na AL para tratar do assunto. Ainda defende a utilização da tecnologia para garantir segurança à sociedade, aliada à boa gestão dos recursos públicos.

Premiados

Ivar Pavan (PT), presidente da Assembléia Legislativa, levou o Prêmio Especial por sua atuação no comando da casa, promovendo ações voltadas à valorização do Parlamento e incentivando o trabalho das comissões permanentes. Seu equilíbrio na condução da atual crise política do Estado também foi relevante para a conquista do prêmio.

Nelson Marchezan Jr. (PSDB) foi escolhido na categoria Economia por sua atuação como presidente da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa; pela autoria do projeto de lei do Pregão e da Cotação Eletrônicos para a administração pública, em vigor desde agosto, e por seu empenho na aplicação do teto salarial para o poder público no Rio Grande do Sul.

Carlos Gomes (PPS) se destacou na categoria Ação Social & Meio Ambiente por projetos desenvolvidos nas duas áreas, tais como: descontos de 50% para doadores de sangue na taxa de inscrição em concursos públicos no RS; inclusão da atividade da pesca na Secretaria da Agricultura do Estado, criando uma coordenadoria especial para o setor pesqueiro; concessão de Registro Geral (Cédula de Identidade) gratuito para pessoas inseridas em programas assistenciais e controle de reprodução de animais de rua.

O prêmio

O prêmio Springer Carrier - ARI por um Rio Grande Maior é considerado o Oscar da Política e foi criado em 1961. É promovido anualmente pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), com o patrocínio da Springer Carrier e a chancela da Assembléia Legislativa do Estado. O Prêmio destaca os parlamentares que mais se empenharam por ações concretas e eficazes em prol do desenvolvimento sócio-econômico do Rio Grande do Sul. O troféu Piá de Estância foi criado pelo escultor Vasco Prado.

Os agraciados foram escolhidos no dia 16 de setembro, durante votação na sede da ARI. O júri foi composto por jornalistas da área política dos principais veículos de comunicação do Estado, com a coordenação do presidente da ARI, Ercy Torma.

Presenças

A governadora Yeda Crusius foi representada pela secretária-geral de governo, Ana Pellini. Já a procuradora-geral do Estado, Simone Mariano da Rocha, foi representada pelo assessor legislativo do MP do RS, procurador de Justiça Paulo Emílio Barbosa. Dentre as autoridades estavam ainda a defensora pública-geral do Estado, Maria de Fátima Záchia Paludo, e secretários de Estado.

Claudia Paulitsch / Assembleia Legislativa- MTB 9095
Foto: Agência de Fotos / Assembleia Legislativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário