terça-feira, 15 de março de 2011

DIVERSIDADE

Programa deverá promover a tolerância
nas escolas gaúchas



O deputado Carlos Gomes (PRB) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei que pretende implantar o Programa Diversidade na Escola Pública no Rio Grande do Sul. A proposta tem a intenção de levar aos alunos do ensino público, pais e profissionais de educação noções de diversidade cultural e humana. “Queremos que haja o respeito e a compreensão para com todas as pessoas e grupos existentes na sociedade, sobretudo no âmbito social, econômico, étnico, político e cultural. Tolerância e convivência harmônica são os principais objetivos desse projeto”, define Carlos Gomes.

O projeto nº 103/20111, apresentado na última segunda-feira (14),  considera diversidade o conjunto de características de natureza social, cultural, étnica, comportamental, física, religiosa, de gênero, idade, situação financeira e outras peculiares a certos indivíduos e grupos que se diferenciam de padrões e estereótipos adotados como predominantes ou superiores na sociedade. A proposta de Carlos Gomes pretende estimular discussões e atividades em sala de aula, além da interação com a comunidade por meio de palestras e visitas a locais de interesse. O projeto de lei também prevê a orientação a profissionais de educação, alunos e familiares sobre como agir diante de eventuais atitudes de preconceito que possam sofrer ou presenciar.

É na família e na escola que se constrói o cidadão, com valores e princípios para a convivência em sociedade, que irão servir de base para toda a vida. É necessário, portanto, aprimorar esse processo, promovendo o debate sobre o exato valor da diversidade, do reconhecimento das diferenças entre pessoas e culturas, assim como a importância de respeitá-las”, explica o parlamentar.

Por: Jorge Fuentes e Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427

Nenhum comentário:

Postar um comentário