quarta-feira, 30 de março de 2011

GRANDE EXPEDIENTE

Carlos Gomes presta homenagem ao
ex-vice-presidente da República José Alencar

Deputado narrou aos colegas aspectos da trajetória de Alencar

No período do Grande Expediente da sessão desta quarta-feira (30), o deputado Carlos Gomes (PRB) fez uma homenagem ao ex-vice-presidente da República e presidente de honra do PRB, José Alencar, falecido nesta terça (29), em São Paulo, após lutar contra um câncer na região do abdômen por 13 anos. “A missão de José Alencar encerrou-se ontem. Mas nossa gratidão será eterna. O seu exemplo de superação, solidariedade, coragem e alegria de viver permanecerá nos corações de todos os brasileiros e brasileiras”, destacou Gomes.

Trajetória

O parlamentar também narrou aos colegas aspectos da trajetória de Alencar. Mineiro de Muriaé, de uma família de 15 filhos, começou a trabalhar aos 7 anos. Aos 18 anos, montou seu próprio negócio com um capital de 15 mil cruzeiros. Em 1967, com o empréstimo do irmão mais velho, fundou a Coteminas, hoje a maior fabricante de tecidos de cama, mesa e banho do Brasil. Como grande empresário, assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

“A visibilidade e representatividade do empresário o impeliram a entrar para a política. Em 1994, se lançou candidato ao governo de Minas pelo PMDB, quando ficou em terceiro lugar. Quatro anos depois, foi eleito para o Senado Federal por seu Estado, com quase 3 milhões de votos. Mas o passo mais importante na política foi dado na eleição presidencial de 2002, quando, pelo extinto PL, ele foi o vice na chapa vencedora encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva”, lembrou Gomes sobre a atuação de Alencar na política.

Segundo o deputado, no exercício da vida político-partidária Alencar ocupou papel fundamental na reconstrução do nosso país. Destacou-se pela sua competência e pelo bom senso com que tratava as questões de interesse nacional. Em 2009, foi considerado pela Revista Época como um dos cem brasileiros mais influentes do ano. “A fragilidade da sua saúde não diminuía a coragem do homem capaz de assumir posições às vezes polêmicas. Foi um crítico ferrenho das altas taxas de juros impostas aos brasileiros e, enquanto participou do comando do Brasil, soube representar o PRB com bravura e dignidade”, disse.

Participações

Associaram-se à homenagem os deputados Cassiá Carpes (PTB), Catarina Paladini (PSB), Gerson Burmann (PDT), Ana Affonso (PT), Pedro Pereira (PSDB), Mano Changes (PP), Luciano Azevedo (PPS) e José Sperotto (PTB). Acompanharam o Grande Expediente o vice-governador Beto Grill e o presidente da Câmara de Canoas e do PRB de Canoas, vereador César Augusto Ribas Moreira.

Reportagem: Vanessa Canciam - MTB 2060 / Assembleia Legislativa  
Edição: Letícia Rodrigues - MTB 9373     Foto: Marcos Eifler / Ag. AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário