segunda-feira, 28 de março de 2011

LITORAL NORTE

Lideranças de Imbé solicitam
desassoreamento do Rio Tramandaí

As alternativas para revitalização do Rio Tramandaí foram debatidas nesta segunda-feira (28) pelo deputado Carlos Gomes com uma comitiva de Imbé, litoral norte. Estiveram no gabinete o Secretário de Planejamento Urbano, Uiraçu Pinto; o biólogo Pedro Terra Leite, além do presidente da Associação de Pescadores de Imbé, Perseu Barbosa.

Comitiva levou reivindicações a Carlos Gomes
As lideranças apresentaram documento que solicita urgência para desassoreamento do Rio Tramandaí que, de acordo com o secretário, não é feito há mais de 25 anos. Uiraçu chamou a atenção para a deposição de sedimentos arenosos no canal da barra do rio, que deságua no mar. A comitiva também relatou que são comuns as reclamações sobre a falta de pescado causada pela pouca profundidade e perturbação por ruídos provocados pelas embarcações no local, que é ponto de migração de espécies. “Essa situação tem dificultado o sustento das 450 famílias que vivem na região, a maioria dependentes do rio para sobrevivência”, alertou Uiraçu, para quem o desassoreamento do canal do Rio Tramandaí deverá promover o desenvolvimento do turismo regional. “Em torno da área dessassoreada podem ser exploradas atividades como ecoturismo, navegação e comércio de produtos da pesca”, sugere.


O Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) sobre o aprofundamento do canal do Rio Tramandaí já apontou como parcialmente viável a execução da obra. Está em jogo não só a sobrevivência de centenas de famílias, como também do ecossistema, além do desenvolvimento econômico do município”, lembrou Carlos Gomes, que deverá levar a reivindicação de Imbé à Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH). Segundo o secretário Uiraçu, a prefeitura Municipal de Imbé pretende promover a mobilização dos demais municípios que fazem parte da bacia hidrográfica para prestar o apoio necessário ao Governo do Estado na obra.

Por: Jorn. Karine Bertani / Assembleia Legislativa - MTB 9427
Foto: Adriana Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário